Azaz | VoIP: uma solução prática e eficiente para empresas e profissionais VoIP: uma solução prática e eficiente para empresas e profissionais – Azaz | Soluções de TI e Cloud

VOIP é uma solução em telefonia que utiliza internet para funcionar. Diferentemente das linhas convencionais, sua instalação não necessita de uma quantidade interminável de fios, pois a transmissão se dá por IP (protocolos de internet), através da conexão internet. É prático e eficiente para implantar, e com resultados imediatos de melhoria do atendimento e comunicação.

 

A facilidade na obtenção dessas ferramentas possibilitou um uso eficiente para empresas de todos os tamanhos e segmentos. Atualmente, são viáveis até mesmo para micro e pequenos negócios e trazem economia e otimização dos serviços para todas eles.

Logo, a telefonia, que sempre se caracterizou por trazer uma grande despesa para o empreendimento, se consolida como algo acessível e com uma qualidade cada vez melhor.

A seguir, saiba o que é VoIP, quais são as soluções oferecidas e qual delas é a melhor para a sua realidade.

O que é VoIP

telefonia VoIP
Com a evolução da internet, a telefonia VoIP se tornou viável para todos os tipos de empresas. Foto: Travis Zimmerman

 

É uma solução em telefonia que depende da internet para funcionar. Diferentemente das linhas convencionais, sua instalação não necessita de uma quantidade interminável de fios, pois a transmissão se dá por IP (protocolos de internet), daí o nome. 

Para se ter uma ideia melhor de como isso funciona, as ligações e videoconferências feitas por Skype, WhatsApp e outras plataformas contam com essa tecnologia. Logo, é algo que está na rotina até mesmo das pessoas físicas.

Quando surgiu, no início dos anos 1990, quase chegou a ser descartada, em função da lentidão da internet na época. Com o surgimento da banda larga e fibra ótica, a telefonia VoIP foi recuperando seu espaço e hoje é uma realidade praticamente universalizada.

Por isso, se pode afirmar categoricamente que essa solução pode auxiliar praticamente todas as empresas e trazer uma série de benefícios. Conheça a seguir quais são eles.

Vantagens 

É importante afirmar que a telefonia VoIP pode acompanhar a empresa nos momentos de expansão e principalmente de economia de custos. Também pode ser útil para empreendimentos novos, que precisam se consolidar no mercado. Confira essas vantagens.

Economia

Sua praticidade permite que os fios sejam dispensáveis. Assim, a estrutura física das instalações permanece intacta, seja para quebrar paredes ou colocar cantoneiras. O uso de equipamentos é realmente otimizado.

Com uma diversidade de planos, é possível contratar o que mais se adequa às necessidades do negócio. Por essa razão, é possível contar com a telefonia VoIP desde os primeiros momentos da empresa, sem abrir mão da qualidade já característica da telefonia convencional. 

Facilidade

Os recursos podem ser aproveitados nos mais diversos dispositivos móveis, até mesmo no computador. Sua ativação é bem simples, assim como o suporte, que também pode ser on-line.

Adaptável

Caso seja necessária a instalação de ramais e outros recursos à medida que a empresa cresce, não haverá problemas. A telefonia móvel é escalável e quaisquer funcionalidades podem ser adicionadas em minutos, com uma praticidade muito peculiar.

No próximo tópico, conheça as soluções de VOIP que a AZAZ pode implantar para facilitar o cotidiano da sua empresa.

Soluções em telefonia VoIP

A versatilidade é também uma das marcas da telefonia VoIP. Por isso, sempre há uma alternativa viável para qualquer tipo de empreendimento, até mesmo para profisionais liberais e autônomos quem atuam individualmente. Saiba agora quais são elas.

PABX Virtual

É uma das mais populares, similar ao PABX da telefonia analógica, tem as mesmas funcionalidades do tradicional, com a vantagem da praticidade de instalação pois a versão virtual conta com a internet para funcionar. Mais do que isso, além dos aparelhos de telefone, o sistema funciona em computadores e dispositivos móveis.

Assim, é possível ter ramais e acrescentar outros conforme a necessidade, gravar voz, montar um menu automático e personalizado de atendimento (URA – Unidade de Resposta Audível) e ter espera de chamada. Ainda se pode integrar com o CRM, facilitando a centralização dos dados e acompanhamento de métricas;

Como transição ou até mesmo complemento, ainda se pode usar o PABX híbrido, no qual o VoIP atua ao lado do analógico.

Números virtuais

Sua principal vantagem é a economia para fazer ligações interurbanas com o preço de uma chamada local. Se uma empresa tem filiais ou parceiros em outras cidades, se pode comprar um número virtual e fazer a integração com o número da linha da empresa.

E não é só: os números 0800, nos quais não há cobrança para quem faz a ligação, podem também ser usados para quem adota a telefonia VoIP. A principal vantagem, uma vez que o proprietário da linha paga por todas as taxas, é a economia, pois não existe minutagem, e sim a utilização de dados da internet.

Uma outra praticidade interessante é o recebimento das chamadas, que pode ser em qualquer aparelho, até mesmo um celular móvel. A mobilidade permite que o recurso seja viável e que se tenha um atendimento telefônico de qualidade de qualquer lugar.

A Azaz tem soluções eficientes para a telefonia VoIP que vai de acordo com as necessidades de sua empresa. Veja a seguir.

PABX em nuvem

Com funcionalidades múltiplas, é possível ter uma solução completa de telefonia, sem custos astronômicos. Através da Wide Cloud a empresa pode:

  • Fazer videoconferências com uma sala exclusiva para cada canal;
  • Gravar chamadas;
  • Ter correio de voz à disposição;
  • Conferência ilimitada de voz;
  • Call center;
  • URA – Unidade de Resposta Audível : um atendimento eletrônico que atende, transfere ligações e reconhece voz e dígitos, muito utilizada em Centrais de Atendimento;
  • WebRTC: possibilidade de fazer ligações pelo navegador de internet;
  • Comunicação Unificada: vários recursos, como voz, vídeo, chat e SMS, através de um conjunto de produtos.

Todas essas funcionalidades podem ser customizadas de acordo com o tamanho e as necessidades do negócio.

Com o fortalecimento dos serviços feitos de forma remota, alguns recursos se tornam indispensáveis para a comunicação efetiva entre os colaboradores.

Entre em contato e verifique qual é a melhor solução para a o seu trabalho diário. Certamente, haverá uma solução prática, eficiente e que vai melhorar muito o seu atendimento, além do relacionamento com clientes, fornecedores e entre a própria equipe. 

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