Azaz | Advogados e home office: uma parceria que dá certo Advogados e home office: uma parceria que dá certo – Azaz | Soluções de TI e Cloud

A pandemia de coronavírus fez uma palavra se tornar comum no vocabulário de diversos tipos de profissionais: reinvenção. Para advogados, o home office se transformou em uma alternativa viável com a impossibilidade de abrir escritórios.

A nova realidade, que a princípio foi de emergência, pode ser o novo normal não só enquanto o vírus é uma ameaça, como também no futuro. Em muitas situações, a produtividade até ser superior ao do trabalho presencial, graças às ferramentas que possibilitam reuniões e o compartilhamento de documentos e outras informações.

Por essa razão, será cada vez mais possível fazer uma extensão do escritório em casa e desfrutar de todos os benefícios que essa prática pode promover.

A seguir, saiba como um advogado pode fazer um bom trabalho de home office e contar com ótimos recursos.

Vantagens do home office para advogados 

advogados home office 2
O trabalho remoto se tornou uma solução para que os serviços não parem durante a pandemia de coronavírus. Foto: Vinzent Weinbeer

Para que o trabalho remoto seja produtivo, é necessário, antes de mais nada, de um computador com bom desempenho e conexão de internet estável. Uma cadeira confortável e uma mesa com espaço suficiente também são importantes, além de um local bem iluminado, com boa ventilação e silencioso.

Com este ambiente, os benefícios a seguir são potencializados. Veja quais são.

Reuniões através de videoconferência

Esta talvez seja a vantagem mais conhecida. Desde o início da pandemia, os aplicativos de vídeo chamadas têm sido cada vez mais usados. Ferramentas como o Zoom, Google Meet e tantas outras têm recursos que tornam possível não apenas se reunir com clientes, como também com uma equipe inteira.

advogados home office 1
As chamadas por vídeo podem substituir com eficácia as reuniões no trabalho home office para advogados. Foto: Niek Verlaan

Em qualquer ocasião, o compartilhamento de informações pode ser feito em tempo real. Assim, a única diferença entre a reunião presencial e a virtual é o fato de os envolvidos participarem de locais distintos. 

Economia de tempo e dinheiro

Com as reuniões por videoconferência, não há a necessidade de se deslocar até o escritório, o que pode evitar imprevistos que resultam em atrasos. O cliente nem sempre tem tempo para se encontrar com o seu advogado e a chance de se reunir virtualmente é uma facilidade importante.

O home office para advogados também faz com que custos com transporte sejam diminuídos, além de economizar tempo com deslocamento e trânsito. 

As despesas de manutenção de um escritório são otimizadas, ainda que o trabalho remoto seja parcial, isto é, por alguns dias na semana.

Maior controle da agenda

Um evento externo, como uma audiência, geralmente ocupa um tempo significativo no dia de um profissional. Com a possibilidade do trabalho em home office, o advogado pode controlar melhor sua agenda, pois, dependendo da distância, pode completar seu expediente em casa.

Dessa maneira, não é necessário remanejar reuniões com clientes ou outros profissionais, pois podem ser feitas virtualmente.

Apesar dessas ótimas vantagens, alguns fatores podem prejudicar o teletrabalho. No entanto, são tópicos que podem ser minimizados ou mesmo anulados, através da observação da própria rotina e de uma análise do que funciona melhor ou não no dia a dia.

Acompanhe a seguir o que pode incomodar o trabalho em home office para advogados.

Fatores que exigem atenção especial

Em primeiro lugar, a adaptação pode ser um momento um pouco mais difícil para o profissional, mas é importante salientar que se trata de um momento inédito na vida de todos. Logo, encarar os fatos como um grande aprendizado em vez de um problema pode tornar o processo mais leve e menos traumático.

Veja outros desafios para o trabalho em home office para advogados:

Captação de clientes

O contato presencial facilita bastante no momento de aumentar a clientela. Sem sair de casa, como fazer este trabalho, principalmente para profissionais sem vínculos com escritórios?

Uma saída interessante é as redes sociais. Divulgar o próprio trabalho e oferecer conteúdo gratuito amplia o público-alvo já existente, o que também pode significar outras oportunidades. 

Tirar dúvidas pelo Instagram, Facebook ou WhatsApp ou até gravar vídeos e fazer lives (caso se sinta preparado) são alternativas que podem render frutos. 

Networking

O contato com outros advogados também fica mais restrito em função do trabalho em home office, mas é possível fazer reuniões virtuais com conhecidos e conhecer outros profissionais através do LinkedIn. 

Outros advogados podem oferecer cursos ou lives. Participar desses encontros é uma chance de ampliar conhecimento e conhecer novas pessoas.

Contato com a equipe

Trabalhar todos em um único escritório facilita e torna a comunicação rápida, especialmente para assuntos urgentes. As reuniões periódicas podem ser substituídas pelos encontros por videochamadas. 

Já para assuntos casuais, há várias ferramentas que podem ajudar a equipe de advogados. O exemplo mais conhecido é o WhatsApp, principalmente se for usado no computador através da versão web. O Trello e o Slack também entregam bons serviços.

Entretanto, para manter um trabalho eficiente e que o home office para advogados possa ser uma alternativa até para depois da pandemia, é essencial contar com ótimos recursos. A Azaz tem o que você precisa para os seus escritórios – incluindo aqui a sua casa.

Solução Azaz para advogados

A principal ferramenta para tornar eficiente o trabalho de um escritório de advocacia é uma solução em cloud. Através dela, todas as informações podem ser atualizadas, salvas e consultadas em qualquer lugar, pois tudo é armazenado na nuvem. Ainda há a facilidade de acesso, que pode ser feito através de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Você ainda conta com um suporte remoto na terceirização de TI e ainda oferece o sistema de pay-as-you-go, que permite que os negócios sejam ampliados naturalmente e gradualmente. Dessa forma, você não precisa fazer grandes investimentos antes de aumentar seu escritório. Tudo é planejado e realizado conforme a demanda.

Você ainda tem orientação que vai de encontro às necessidades do seu trabalho. Será apresentado a ferramentas que permitem a edição, armazenamento e compartilhamento de informações em nuvem, como o Google Suite ou o Office 365, e de videoconferências, como Zoom ou Google Meet.

Entre em contato e saiba como otimizar o seu trabalho com esses e outros recursos. Dessa forma, você pode integrar de uma vez por todas o seu escritório e o home office. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *