Blog Azaz | Como o TI pode ajudar as PMEs a saírem da crise financeira Como o TI pode ajudar as PMEs a saírem da crise financeira - Azaz Blog

O Brasil vem enfrentando os resultados de uma crise financeira que gera incertezas para todos os setores da economia e da sociedade. Para as empresas menores, esse cenário pode ser ainda mais devastador. Mas o TI pode ajudar as PMEs nesses momentos.

ti pode ajudar pmes 2
Um cenário desfavorável atinge mais as pequenas e médias empresas

O consumidor sente esses efeitos de maneira muito mais efusiva: seu poder de compra encolhe em função da alta dos preços e dos altos índices de desemprego.

Um ponto muito observado é o fato de as pessoas mudarem certos hábitos de consumo. Isso acontece justamente para se adaptar a esse cenário mais difícil.

Em uma primeira análise, fazer um investimento dessa natureza pode parecer perigoso, pois se trata de um recurso considerado novo para muitos empreendedores. No entanto, sua realidade pode ser totalmente oposta: a tecnologia pode fazer com que a empresa tenha inúmeros benefícios.

A seguir, você verá como a TI pode ajudar as PMEs a enfrentar a crise financeira e sair dela.

Como o TI pode ajudar as PMEs

A tecnologia, na visão de muitos gestores, segue ainda como algo restrito às grandes companhias. Por outro lado, quem enxerga o valor de suas ferramentas no dia a dia da empresa, se destaca diante de seu mercado e também de sua concorrência.

ti pode ajudar pmes.jpg
O TI pode ajudar as PMEs em momentos de crise econômica e também alinhá-las com o futuro

Conheça algumas vantagens dessa prática, úteis principalmente em época de instabilidade econômica.

Crescimento de produção

Qualquer recurso tecnológico ajuda a ampliar as possibilidades de trabalho de seus usuários. Com a automatização do trabalho, é possível que o colaborador tenha foco em uma outra tarefa que pode ser até mais vital para alcançar os resultados tão esperados.

Através da diminuição da repetição de tarefas, os erros são minimizados e, em alguns casos, até anulados. Dessa maneira, as chances de retrabalho são bem menores e a produtividade aumenta.

A gestão pode estabelecer processos de forma muito mais segura, sem que sua equipe se perca ou se desvie do planejamento. Toda a estrutura corporativa se estabiliza de forma consistente e, em caso de falhas, os reparos são realizados rapidamente.

Integração do gerenciamento

A cada dia, um gestor tem pela frente inúmeros desafios, afinal a responsabilidade sempre é maior para ele. Ao enfrentar uma crise financeira, essas adversidades aumentam.

O TI pode ajudar as PMEs também nesse sentido, pois todos os meios se tornam mais simples de serem gerenciados. Com o advento de soluções tecnológicas, a integração entre os departamentos é visível logo nos primeiros momentos.

Com isso, os gestores contam com informações seguras e estratégicas sobre tudo o que gira em torno do negócio. Isso pode acontecer tanto de uma forma geral, quanto em relação a um departamento.

Melhoria do atendimento

A relação com o cliente é vital para os resultados de um negócio. Devido à sua importância, jamais se deve descuidar disso. Logo, também nesse quesito, o TI pode ajudar as PMEs.

Algumas tecnologias têm exatamente esse fim: administrar e melhorar o atendimento ao cliente.  Através delas, o gestor e sua equipe podem entender melhor as suas reais necessidades e procurar maneiras para fidelizá-lo.

A satisfação do consumidor final é a garantia de manutenção e até aumento do faturamento. isso, claro, sem contar a reputação positiva da empresa, que resulta em novos clientes.

Boas ações de marketing

Esse ponto também é importante, pois trata de um conjunto de maneiras para conquistar e manter clientes.

Quanto mais a sua marca estiver no alcance visual do público-alvo, maiores serão as chances de sucesso. O TI pode ajudar as PMEs a ter bons resultados nesse aspecto.

Ao efetuar boas ações com a ajuda da tecnologia, o resultado é a combinação de marketing eficiente e redução de custos para se atingir bons resultados. Investir em soluções de TI pode, inclusive, ser mais positivo do que os gastos com o tradicional marketing através de mídias clássicas.

Economia

A tecnologia da informação coloca a empresa em um outro patamar quando se fala de gestão e operação. Porém, mais do que isso, com uma notável redução de custos no seu dia a dia.

Com a aquisição de equipamentos e soluções, o TI pode ajudar as PMEs a melhorar os processos. Consequentemente, manter as suas atividades sem um gasto excessivo.

O profissional ou departamento de TI ainda podem atuar de maneira que as compras sejam realizadas de maneira eficiente, bem como evitar o desperdício de recursos. Para se ter uma ideia, essas ações podem evitar equívocos na aquisição de matérias-primas ou suprimentos, sem contar eventuais erros nas entregas.

O investimento em marketing também pode diminuir de modo significativo.

Integração dos departamentos

Neste texto, você entende melhor a importância de se integrar o departamento de TI aos demais. Com todos trabalhando em harmonia, é possível alcançar os resultados em bem menos tempo.

As informações referentes a cada time são sempre disponibilizadas, de acordo com as necessidades. Dessa maneira, é possível ter mais recursos para trabalhar em cima do alcance de objetivos.

Você viu uma série de itens através dos quais o TI pode ajudar as PMEs a driblar a crise financeira e espantar todos os seus efeitos. O melhor disso tudo é que ter acesso ao que há de mais moderno em gestão empresarial não significa investir uma quantia pesada de dinheiro. Veja a seguir.

Como a Azaz pode ajudar a sua empresa

Através de soluções voltadas também para os micro, pequenos e médios empreendimentos, a Azaz entende que a tecnologia é uma das principais aliadas na obtenção de bons resultados.

A terceirização de TI, por exemplo, é uma forma de disponibilizar recursos de última geração para gestores que, pelos motivos mais diversos, não podem contar com um departamento próprio.

Além disso, os serviços de cloud computing, plataforma proativa e suporte remoto também auxiliam empresas de todos os setores a manter uma boa gestão e atendimento.

Tudo é pensado com um objetivo principal: ajudar uma empresa a crescer, mesmo nos cenários mais difíceis para o país.

Para ter mais dicas, não deixe de ler os outros artigos do blog. Alguns deles, inclusive, são focados em uma solução ou um setor da economia. Vale a pena conferir também as suas atualizações.

Entre em contato para mais informações.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *