Azaz | Os pilares da segurança da informação nas empresas Os pilares da segurança da informação nas empresas – Azaz | Soluções de TI e Cloud

Os crimes digitais são um verdadeiro perigo para pessoas físicas e principalmente jurídicas. Assim, falar de segurança da informação nas empresas nunca é exagerado, muito pelo contrário. Trata-se de um assunto bastante recorrente.

A segurança da informação nas empresas é algo que deve ser priorizado, independentemente de tamanho e segmento

As equipes de TI devem estar atentas a esse detalhe, pois dele depende a manutenção de todos os dados armazenados na nuvem ou nos computadores.

A prevenção de afrontas contra esses dados permite que o dia a dia da empresa não seja afetado por imprevistos negativos. Também é uma forma de não deixar que informações confidenciais parem nas mãos de pessoas indevidas e mal intencionadas.

A seguir, confira alguns pilares de segurança da informação em empresas e proteja a sua de problemas no futuro.

Os pilares da segurança da informação nas empresas

Quatro fatores são fundamentais e principais objetivos para que todos os programas e informações corporativas não tenham risco algum. São eles:

  • Integridade;
  • Disponibilidade;
  • Confidencialidade;
  • Autenticidade.

O primeiro tópico está diretamente ligado às possíveis alterações que as informações possam ter sofrido durante as etapas de tratamento e emissão.

O segundo, por sua vez, trata da acessibilidade dos dados quando alguma pessoa precisar. A confidencialidade, como o próprio nome diz, se relaciona com as normas de acesso a certas informações.

Por fim, a autenticidade garante a fonte correta dos dados.

A segurança da informação nas empresas, além de ser uma importante proteção contra ataques, também monitora a vulnerabilidade dos dados dentro do próprio ambiente corporativo.

Por isso, confira agora quais são os pilares para se fazer um bom trabalho nesse sentido.

Administração de riscos

segurança da informação nas empresas 2
Os riscos devem ser avaliados por setor, para que esse trabalho seja mais eficiente

Não há uma norma única de proteção para todas as empresas. Isso depende de seu tamanho e segmento, bem como o perfil dos dados. Alguns setores podem ter mais problemas do que outros e precisam de um trabalho mais firme.

Para fazer um serviço mais eficaz, o ideal é analisar cada um deles e elaborar uma gestão que permita a administração de todas as informações.

Base

Esse aspecto de segurança da informação nas empresas impede que haja qualquer abertura que possibilite uma invasão ou ameaça.

Dessa forma, deve haver um planejamento que escolha quais informações podem estar disponíveis para toda a equipe de trabalho. Além disso, há a seleção de quais ações serão realizadas para acompanhar toda essa estrutura.

Infraestrutura

Ter uma estrutura segura e eficiente, com uma operação ofereça segurança, é um fator que ajuda a manter a segurança da informação em qualquer empresa.

Logo, é importante investir em uma boa gestão de riscos e medidas protetivas que realmente façam efeito no momento de uso.

Cloud computing

Os dados disponibilizados na nuvem devem ter um cuidado todo especial em relação à segurança, pois podem ser acessados de qualquer dispositivo com conexão à internet.

Nesses casos, o provedor se responsabiliza por configurar as soluções que estejam de acordo com a segurança de suas informações. Assim, as chances da confirmação de quaisquer problemas é bem remota.

Aparência

A maneira como o sistema é projetado também interfere na segurança da informação nas empresas. Os componentes devem ter proteção garantida de maneira individual e exclusiva. Isso inclui itens de comunicação, servidores e switches.

Atividade

Qualquer ação que possa ser feita, desde as mais simples, necessita a utilização do sistema. Exatamente por isso, em todos os momentos deve haver total segurança no trabalho.

As práticas devem ser feitas visando a ação mais eficaz em todas as conjunturas e para todos os usuários do sistema, independentemente de função e nível de acesso às informações.

Equipamentos

Não é apenas o sistema que precisa ter cuidados em relação à segurança da informação nas empresas. Os equipamentos usados para acesso ao sistema, como computadores, também devem oferecer condições para que o trabalho seja feito de modo seguro e eficiente.

Se a empresa for adepta de qualquer solução de computação na nuvem, é fundamental também que tablets e smartphones também possam acessar os dados com segurança.

Entrada

Existem vários níveis de acesso de um determinado dado, geralmente regulado de acordo com sua confidencialidade. Algumas delas, por exemplo, só estão disponíveis para gestores. Sendo assim, devem estar impossibilitadas para o restante da equipe.

A gerência deve definir quais são esses níveis e quais as informações que devem ser mantidas de forma confidencial. Também deve controlar as identificações de cada membro da equipe, a fim de evitar equívocos nesse acesso e, consequentemente, na segurança dos dados.

Treinamento

Esse aspecto está diretamente relacionado ao anterior. Para que se possa definir corretamente os níveis de acesso de cada usuário do sistema, os gestores devem passar por treinamentos e entender a importância dessas ações no trabalho corporativo.

Por isso, todos os responsáveis devem entender as funcionalidades da ferramenta, com suas utilidades e objetivos.

Ter o suporte necessário em momentos de atualização do sistema também ajuda a detectar novas funções e o aprimoramento das já existentes é vital para manter a segurança da informação das empresas.

Agora que você já sabe quais são os pilares da segurança da informação nas empresas, vale lembrar que você pode contar com essas medidas sempre. Afinal, companhias de qualquer porte ou ramo de atuação merece ter serviços de primeira linha.

Por isso, conheça melhor a Azaz e como ela pode ajudar o seu negócio a atingir a eficiência quando se fala de TI.

A Azaz

Se você pretende contar com todas as vantagens que a tecnologia da informação oferece, a Azaz torna isso possível, com serviços eficientes e que vão de encontro às metas que devem ser alcançadas.

A terceirização de TI é uma prática cada vez mais comum, pois disponibiliza benefícios como:

  • Outsourcing de suporte técnico;
  • Flexibilidade;
  • Disponibilidade;
  • Escalabilidade;
  • Redução de custos.

Para ter mais informações sobre os serviços da Azaz, clique aqui.

Acompanhe as atualizações do site para ter acesso a conteúdo exclusivo, com informações que vão fazer a diferença no dia a dia de sua empresa. Veja os artigos já publicados e comece a fazer a diferença hoje mesmo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *