Fazer uma escolha entre um técnico de TI terceirizado ou contratado é algo importante para que a empresa conte com um serviço de alta qualidade, sem gastar mais do que seu limite. Ter os dois benefícios é primordial, pois a falta de um deles pode comprometer o trabalho diário.
Muitos aspectos devem ser levados em consideração, principalmente em relação ao próprio negócio e também ao profissional a ser contratado, independentemente da modalidade. A empresa que está por trás do técnico, caso haja, também deve ser conhecida e analisada.
Assim, como qualquer decisão dessa relevância, planejar e levar em conta os fatores positivos e negativos faz muita diferença.
Para ajudar você a fazer essa escolha corretamente, confira essas dicas a seguir.
Como descobrir o perfil de sua empresa
Mesmo conhecendo a sua equipe, bem como cada departamento e atividade, algumas informações ainda não podem ser suficientes para definir entre um técnico de TI terceirizado ou contratado.
Para tornar essa tarefa mais fácil, responda à seguinte pergunta:
- A empresa já tem um serviço de TI estabelecido?
Caso a resposta seja sim, verifique os seguintes pontos:
- Nível de satisfação com o serviço atual;
- Tempo médio para a resolução de qualquer contratempo nesse âmbito;
- Quantidade de chamadas mensais (é válida também a média dos últimos meses).
Por outro lado, se sua empresa não tem um departamento de TI organizado, verifique esses aspectos:
- Porte da companhia – pequena, média ou grande empresa;
- A existência de filiais e, em resposta afirmativa, a sua quantidade.
De qualquer forma, tendo ou não uma estrutura de TI, é importante mensurar a importância da tecnologia em seu produto ou serviço. Ela é parte desse item ou é apenas um instrumento para a sua produção ou entrega?
Com essas informações em mãos, você pode verificar a necessidade de um técnico de TI terceirizado ou contratado. No próximo tópico, veja as circunstâncias através das quais cada alternativa é mais eficiente.
Técnico de TI terceirizado: quando contratar
Primeiramente, para fazer um comparativo com as informações colhidas anteriormente, saiba qual é o perfil de empresa ideal para se ter um outsourcing de TI. As PMEs são ideais para contar com um profissional por essa modalidade, afinal elas não precisam ter alguns gastos que poderiam comprometer o orçamento.
Entre eles, vale a pena citar os encargos trabalhistas inevitáveis a qualquer profissional contratado.
Escritórios especializados e profissionais autônomos também podem se beneficiar dos serviços de TI através de um técnico terceirizado. Restaurantes, consultórios e unidades de franquias são outros segmentos ideais para este tipo de serviço.
Estabelecimentos comerciais varejistas completam a lista.
Até mesmo empresas de grande porte podem contar com um técnico de TI terceirizado. No Brasil, essa é uma tendência que vem crescendo a cada ano e já é o país já é o quarto mercado mundial no segmento, de acordo com uma pesquisa da consultoria norte-americana A.T. Kearney. China, Índia e Malásia são as únicas nações que estão à frente.
Contratação de um técnico contratado
Algumas situações pontuais podem exigir um profissional à disposição da empresa em todos os momentos. A principal delas se refere ao ramo de atuação: um empreendimento da área de tecnologia tem mais condições para isso, devido à demanda e ao próprio background.
Se o negócio precisar ter todo um departamento de TI próprio, um técnico é essencial.
Porém, se a terceirização for mesmo a solução ideal para você, veja a seguir as suas vantagens, bem como as situações onde é necessário e conveniente aplicá-la.
Terceirização de TI: um panorama geral
Um técnico de TI terceirizado pode ser a solução que faltava para a sua empresa ter uma governança eficiente e otimizar seus produtos e serviços. Confira a seguir as principais vantagens desse serviço.
Benefícios
- Excelente custo benefício;
- Atendimento customizado, de acordo com as necessidades corporativas;
- Flexibilidade – sua experiência permite que ele atue em praticamente todos os tipos de empresas.
Para saber mais sobre isso, leia este artigo.
Em que situações o técnico de TI terceirizado atua
O trabalho de um profissional dessa natureza é bem amplo e voltado especialmente para as necessidades corporativas. As mais frequentes, independentemente do tipo ou do tamanho do negócio, serão vistas logo mais.
Se você tem esse histórico de demandas dessa espécie em seu dia a dia no trabalho, considere essa possibilidade.
As atividades mais comuns realizadas por um técnico de TI terceirizado são:
- Resolução de problemas rápidos e inesperados;
- Participação na criação e execução de projetos de TI;
- Deslocamento para o local onde o problema estiver;
- Rapidez e segurança nos atendimentos de qualquer tipo;
- Substituição de profissionais em férias (mais comum em empresas que possuem um departamento de TI próprio). Neste caso, é comum contar com o serviço de ambos. Eles atuam em conjunto e enriquecem o dia a dia corporativo. Essa é mais uma razão para a contratação de um técnico de TI terceirizado, ainda que se tenha um contratado.
Você já tem um guia com informações que irão orientá-lo na escolha de um técnico de TI para a sua empresa. Entretanto, nem sempre é possível encontrar um profissional qualificado e acostumado a resolver todos os tipos de problemas, sem importar o seu segmento. Acompanhe as dicas a seguir.
A Azaz e a terceirização de TI
Especialista no assunto, a Azaz conta com profissionais qualificados exclusivamente para atender às necessidades de seus clientes. Pequenas, médias e grandes empresas podem ter à disposição uma ampla lista de serviços, que vão colocar a sua empresa em contato com o que há de mais moderno e competente no assunto.
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