Azaz | O que é ITIL e quais as vantagens para sua empresa – Aprenda a ImplementarO que é ITIL e quais as vantagens para sua empresa – Aprenda a Implementar - Azaz

Com o crescimento do uso da tecnologia da informação pelas empresas, novos recursos passaram a ser usados para aumentar a performance, tanto na implantação, quanto no aperfeiçoamento dos sistemas. Saber o que é ITIL ganhou importância, pois essa é uma metodologia muito adotada em empreendimentos diversos.

Com essas novas exigências, a qualidade dos serviços eleva vertiginosamente, sem aumento nos custos – ao contrário, eles diminuem. Além disso, a TI se ajusta de maneira mais adequada às necessidades do trabalho da equipe.

Por isso, a biblioteca se tornou um parâmetro de uma boa prática de TI nas empresas mais cariadas. Dessa maneira, o seu negócio também pode ser beneficiado. Descubra agora o que é ITIL, suas vantagens e como implementá-la em seu sistema.

O que é ITIL?

 o que é itil 1
Saber o que é ITIL é a primeira medida de um empreendedor para implantá-la com sucesso em seu negócio

Trata-se de uma coleção de normas positivas na operação, reparo e infraestrutura de TI, nos setores tático e operacional. Totalmente adaptável ao estilo da empresa, funciona de modo bastante personalizado, de acordo com necessidades bem específicas

Criada pela Central Computer and Telecommunications Agency no final dos anos 80, hoje tem uma grande importância em todos os momentos. Tem funcionalidades bastante flexíveis, que se adaptam facilmente a todos os usuários, independentemente do setor da empresa.

Cinco livros compõem a ITIL, com informações que variam desde a identidade da empresa, passando pela criação e implantação de soluções para serviços, assim como o ciclo de vida de cada um deles. As atualizações e revisões também são previstas.

Por essa razão, a equipe de trabalho se torna mais preparada em oferecer serviços de boa qualidade, não apenas nos resultados da empresa, como também na satisfação dos clientes. De uma forma geral, seu uso é bastante positivo.

O ITIL e suas vantagens

Agora que você já sabe o que é ITIL, você vai saber quais os benefícios dessa biblioteca para o sistema de sua empresa.

O primeiro deles já foi mencionado no tópico anterior – a especificação de uso, que faz com que todos os usuários, sem exceção, possam usar o sistema de forma mais efetiva.

Confira a seguir mais detalhes sobre esses aspectos.

Implantação e manutenção de processos

Você que é empreendedor sabe da importância dos processos para o bom andamento de uma empresa. O livro Service Strategy traz orientações bastante úteis sobre o planejamento que define a escolha dos serviços a serem utilizados. Os processos mais usados nesse aspecto são a gestão financeira e de serviços.

Com isso, é possível estudar as prioridades, custos de investimento e os benefícios que se pode ter. Assim, os objetivos em um determinado prazo de tempo são bem mais claros e possíveis de serem alcançados.

São avaliados:

  • ROI – retorno de investimento;
  • Valor agregado à empresa por serviço de TI;
  • Orlamento;
  • Utilização.

Administração de prioridades dos serviços

 O que é itil 2
Com o gerenciamento de riscos, a equipe aumenta sua produtividade e os objetivos são alcançados mais facilmente

De acordo com o setor de atuação do empreendimento, certas atividades se tornam mais indispensáveis do que outras.

É o caso, por exemplo, de um sistema de vendas on-line. Em um e-commerce, por exemplo, não se pode manter as operações sem ele. No entanto, em empreendimentos cujo foco é o serviço administrativo, ele tem menor importância ou é totalmente dispensável.

Para empreendedores que sabem o que é ITIL e o usam, a importância de todos os serviços é medida minuciosamente, através da identificação de cada serviço, planejamento e implantação. Em seguida, tudo é monitorado, a fim de checar se tudo o que foi programado está sendo cumprido.

Dessa maneira, os resultados devem ser demonstrados. Se algo não foi realizado como previsto, o que for preciso deverá ser mudado e, se for preciso, novas previsões e necessidades são estabelecidas.

Planejamento financeiro

Com a análise de Kepner e Tregoe e do Diagrama de Ishikawa, o usuário pode diminuir os gastos desnecessários, assim como imprevistos e problemas futuros, que também causam prejuízos.

Dessa forma, o trabalho em si é mais proativo e rentável, não apenas no sentido financeiro, como no âmbito geral.

Para entender melhor este tópico, considere um determinado inconveniente. Uma consequência disso pode ser a ineficiência ou mesmo a paralisação dos serviços. Com a perda de produtividade, a empresa também é afetada financeiramente.

E não é só. Como os esforços para solucionar os problemas são menores à medida que forem se tornando mais raros, os custos também sofrem redução nesse aspecto.

Administração de imprevistos

Ainda que haja um planejamento que visa evitar transtornos para a empresa, não se pode evitá-los. Para que os efeitos negativos sejam minimizados, é possível determinar respostas de antemão.

Em alguns casos, os benefícios são tão contundentes que algumas empresas podem ter perdas financeiras assustadoras. Os clientes ficam mais distantes em função da indisponibilidade do sistema e a sua reputação piora gradativamente.

Com métodos de análise de riscos, das funções da empresa e possíveis falhas que possam ocorrer na sua operação, o empreendedor pode determinar o que pode ser feito para sanar os mais diversos problemas.

Como implementar a ITIL

Saber o que é ITIL e suas vantagens ainda não são suficientes para que essa biblioteca seja um sucesso em sua empresa. A implementação é uma etapa muito importante e que deve ser muito bem feita.

É mais conveniente que isso seja feito por etapas. Dessa maneira, algumas ações podem ser corrigidas a tempo, se houver a necessidade, e a adaptação às novas medidas é muito mais segura.

Os ajustes podem ser feitos conforme a demanda. Algumas fases podem até ser até dispensáveis se assim for acordado.

Vale salientar que qualquer sistema pode se adaptar aos métodos da ITIL. Pequenas e médias empresas também são beneficiadas por essa metodologia.

E se você quiser saber mais, bem como ter uma assessoria competente para esse item tão importante para o bom funcionamento da sua empresa, entre em contato. A Azaz realiza toda a parte de terceirização de TI, com todo o suporte que todo gestor precisa.

Se você deseja ter mais dicas de TI para o seu negócio, leia o conteúdo já postado no blog e não deixe de conferir as atualizações, postadas regularmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *