Azaz | TI para pequenos negócios – Por onde começar? TI para pequenos negócios – Por onde começar? – Azaz | Soluções de TI e Cloud

Você sabia que a área de TI de uma empresa não pode ficar sem investimentos mesmo com a crise? E que os negócios têm se diferenciado justamente por seus investimentos tecnológicos e em inovação? Mesmo os pequenos negócios precisam de soluções de TI eficientes para se manterem aquecidas e diferenciadas no mercado.

 

Neste últimos anos, o Brasil tem passado por uma intensa crise política e econômica, mas o segmento de TI foi um dos que mais apresentou bons resultados. Isso indica que, por mais que as empresas tenham restrições em seus orçamentos, as tecnologias da informação foram privilegiadas, uma vez que oferecem diferenciais importantes para o atendimento aos clientes, desenvolvimento de produtos e oferta de serviços.

 

Além disso, temos uma demanda muito importante, que tenderá a virar o jogo em se tratando de mercado a transformação digital há tempos vem batendo à porta das empresas brasileiras, e quem não investir em tecnologias, abordagens de alta performance e inovação para transformar o seu negócio, ficará de fora do mercado nos próximos anos. E não estamos falando apenas das grandes empresas: o TI para pequenas empresas é uma necessidade.

 

Amadurecimento das pequenas empresas

 

É perceptível um amadurecimento de gestores e administradores entre as empresas brasileiras, inclusive entre os pequenos negócios. Em uma era em que o tamanho da empresa inicialmente não importa desde que se tenha uma boa ideia, a gestão de alta performance e um produto/serviço bem desenvolvido, mesmos os pequenos empreendedores têm condições de crescerem.

 

Logo, o investimento em tecnologia não pode parar, nem mesmo na crise. E esta é uma lição que a maioria dos gestores já aprendeu. O TI é uma das áreas estruturais de qualquer negócio atualmente e a chamada transformação digital – já falamos sobre este tema nesta matéria – deve afunilar o mercado, tornando-o ainda mais competitivo.

 

Prova disso é que, em uma pesquisa realizada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), indica que a crise não foi capaz de frear os investimentos na área de TI, constituindo cerca de 7,6% do orçamento das empresas brasileiras.

 

Isso também indica um amadurecimento do gestor e menos resistências em inovar e agregar tecnologia aos produtos e serviços, além do investimento geral do processo produtivo. Outro fato que tem contribuído para a mudança de mentalidade é que o avanço tecnológico nas empresas ajuda a reduzir custos de todos os tipos em curto, médio e longo prazo.

 

Vantagens do TI para pequenas empresas – Primeiros passos

 

Além das vantagens já citadas do TI para as empresas brasileiras, especialmente para pequenas empresas, há alguns outros benefícios que devem ser considerados – e que servem de ponto de partida para o seu planejamento. Confira:  

 

  • Integração – O TI é o setor responsável por integrar informações e dados de todos os setores do seu negócio, permitindo o acesso às informações em tempo real, por diferentes dispositivos e logins de acesso. Isso evita riscos e ruídos de comunicação, processos ociosos, perda de dados e quebra da segurança. Ao pensar em investir em TI para pequenas empresas, analise de que forma as informações são organizadas no seu negócio e o que é preciso para integrá-las por meios de sistemas e recursos tecnológicos alinhando-as com o seu planejamento estratégico. O ERP é um programa essencial para as empresas, assim como a computação na nuvem, que dá mais independência e agilidade aos processos. Veja mais sobre as soluções Cloud da Azaz neste link.

 

  • Agilidade frente aos problemas – As tecnologias servem também para resolver problemas persistentes, como os gargalos – seja de produção, de logística ou de atendimento, por exemplo. Eles resultam em perda de tempo e de dinheiro ao gestor. Ao automatizar os seus processos, é preciso que o gestor analise no layout do negócio quais as áreas que possuem mais carência de ações para evitar gargalos e quais os recursos tecnológicos caberiam para a solução do problemas. Assim, poderá investir com mais assertividade.

 

  • Escalabilidade – Este é um ponto vital a qualquer negócio. Utilize o TI para pequenas empresas para ter os melhores resultados. Há diversas formas de otimizar a produção com novas tecnologias de baixo investimento, fazendo a empresa crescer de modo mais sustentável. Uma prioridade para manter o seu negócio escalável é optar por tecnologias enxutas que ajudem a diminuir os custos da produção.

 

  • Segurança da informação – A segurança dos dados de sua empresa e de seus clientes deve ser uma das etapas do planejamento do gestor. O fluxo de informações tende a aumentar cada vez mais, assim como as ameaças. Adotar rotinas de backup e recovery, além de optar por programas e estruturas mais seguras devem ser uma prioridade. Veja aqui algumas soluções da Azaz para a segurança de seu negócio.

 

  • Cultura organizacional e inovação – Quando falamos de inovação como uma necessidade das pequenas empresas (e negócios de todos os tamanhos), precisamos dizer que a mudança tecnológica começa com uma mudança de mentalidade e de cultura organizacional. A inovação não deve estar apenas entre as preocupações do gestor, mas de todos os envolvidos no processo produtivo, fazendo com que não apenas as tecnologias adotadas sejam inovadoras e transformem o processo produtivo, mas como o produto final e o próprio conceito do negócio seja inovador. Veja aqui algumas opções de serviços de TI oferecidos pela Azaz.

 

Saia na frente da concorrência!

A Azaz oferece diferentes soluções e serviços de TI para pequenas empresas de todos os segmentos. Para ter mais agilidade na implantação de novas propostas, produtos e serviços, o que é natural na jornada de crescimento da empresa, invista naquilo que faz a diferença e que traga resultados imediatos ao seu negócio. Conheça melhor a Azaz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *