Azaz | Quais as consequências da falta de backup para a sua empresa?Quais as consequências da falta de backup para a sua empresa? — Azaz | Soluções de TI e Cloud

Os dados do seu negócio ou de seus clientes já desapareceu do seu sistema alguma vez? Isso é algo muito comum nas empresas brasileiras, mas não precisaria ocorrer. Basta aliar algumas boas práticas a soluções inteligentes e automatizadas para proteger as suas informações e o seu negócio. O backup, por exemplo, é a primeira linha de frente contra a perda de informações da empresa. Sem ele, as consequências podem ser desastrosas. Saiba mais sobre backup para a sua empresa a seguir.

 

Backup na linha de frente contra as ameaças

 

Falhas humanas, falta de políticas e regras institucionais quanto à segurança de dados, ameaças insidiosas externas, desastres naturais, problemas de armazenamento de dado, falhas técnicas, falta de frequência de backup, recursos obsoletos, falta de auditoria de backup da equipe de TI e dos recursos: estas são algumas justificativas para a sua empresa ter apresentado problemas de perdas ou inconsistência de dados.

 

Atualmente, muito se fala sobre segurança da informação – e não é para menos: com o imenso aumento do fluxo de informações das empresas, aumentam também as ameaças e incidência de erros, que podem levar à perda de dados.

 

Os custos sobre a perda de dados e informações confidenciais podem ser infinitamente maiores do que os investimentos para assegurar estas informações. Há muitos de empresas que foram processadas por clientes ao terem sofrido com a quebra de segurança de informações sigilosas – como foi o caso da Target, Yahoo Japão, Evernote e Netshoes.

 

Além de perdas judiciais e problemas significativos com a imagem da marca, a empresa que não investe em segurança das informações também corre o risco de sofrer com paradas repentinas de produção e perda em investimentos em correção (quando há maneiras de reverter a situação).

 

Como desenvolver uma rotina de backup em sua empresa?

 

O backup é a primeira providência que deve ser feita para evitar que haja o comprometimento de dados e a descontinuidade da produção. Para isso, é preciso contar com uma equipe especializada, que desenvolva uma rotina assertiva de backup e recovery ideal para a sua empresa.

 

O desenvolvimento da rotina de backup começa com uma análise profunda das necessidades de cada setor da empresa, considerando a dimensão do fluxo de dados. O segundo passo é verificar que tipo de backup é necessário e as suas peculiaridades. Veja mais adiante alguns exemplos de soluções deste tipo.

 

Depois, parte-se para a definição de um protocolo de segurança ou para a criação de políticas internas sobre como proceder nesta atividade e as responsabilidades. É importante documentar para que todos os colaboradores reconheçam a necessidade de backup e cumpram com estas determinações.

 

Listar as ações necessárias para a implantação da rotina de backup é muito importante no planejamento deste processo. Cada setor da empresa e cada estação de trabalho deve ser considerada na hora de implantar a rotina de backup.

 

Uma ou mais cópia de todos os dados deve ser efetivado antes mesmo de implantar a rotina de backup – sejam de servidores e de estações de trabalho. A ideia é integrar e centralizar as informações salvas. Para isso, soluções na nuvem são eficientes, mas requerem cuidados na migração. A cópia de dados salva fora ao ambiente comum também oferece segurança.

 

Depois de realizar a escolha dos recursos necessários para a rotina de backup, é preciso determinar a frequência de backup conforme a necessidade da empresa. E em caso de danos e contingências, é preciso ter os recursos necessários para reverter a situação e as práticas devem ser bem claras. E falando em recursos, as instalações físicas, como a estrutura elétrica, deve garantir que a rotina de backup de fato funcione.

 

Tipos de backups

 

Vale ressaltar que empresas de todos os tamanhos, gêneros e segmentos produtivos requerem backup de seus sistemas. Há vários tipos de soluções que atendem tanto o pequeno negócio quanto empresas de grande porte. Estes recursos estão se expandindo a cada dia e novas metodologias e ferramentas têm surgido no mercado.

 

Desta forma, há alguns tipos de backups que se destacam atualmente:

 

 

  • Armazenamento doméstico – É realizado a partir de ferramentas alocadas na empresa e de estrutura bem simples. Não se diferencia muito do backup que se faz em computadores pessoais e é bem limitado em termos de recursos. Oferece menos segurança também.

 

 

  • Armazenamento na nuvem – É a solução mais procurada atualmente pelas empresas brasileiras e tem um ótimo custo-benefício, além de grandes vantagens. Integra arquivos com muita facilidade, dando acesso aos responsáveis escolhidos, restringindo o acesso. Pode ser atualizado em tempo real. Permitem fazer divisões em arquivos e utilizar mais de um tipo de armazenamento.

 

  • Backup diferencial – Ele realiza o backup de arquivos diferentes, que não estavam no sistema até então. Ele arquiva por transferência para uma base na internet e requer uma estrutura boa de rede para isso.

 

  • Backup incremental – É automático e funciona em tempo real. É ideal para empresas maiores, com grande fluxo de informações. Tem a vantagem de reduzir o espaço gasto em disco, bem como a banda de dados.

 

  • Backup completo – Refere-se ao tipo de backup em que todos os dados do sistema são atualizados e não são considerados apenas os novos ou modificados. É indicado para empresas com informações valiosas e um grande fluxo de informações.

 

Azaz e suas soluções em backup

 

Vale ressaltar que as micro e pequenas empresas nem sempre contam com pessoal dedicado em TI para estas providências. Contratar uma consultoria especializada e soluções próprias para a dimensão da empresa pode ser uma ótima alternativa. Veja neste link quais são os diferenciais da Azaz em termos de backup, recovery e outros serviços de segurança de informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *