Azaz | Como reduzir despesas com soluções de TIComo reduzir despesas com soluções de TI - Blog Azaz

Certamente, uma pergunta que aparece em todas as empesas é “como posso reduzir os custos?”. Qualquer gestor ou gerente se pergunta ou é inquirido a respeito disso, mas, tenha certeza que grande parte das respostas está em soluções de TI (tecnologia da informação).

Tendo em vista o atual cenário de crise e recessão enfrentado no Brasil, procurar soluções tecnológicas para diminuir os cursos por ser uma boa solução para qualquer empreendedor.

Nesse cenário existem diversas saídas que, quando bem utilizadas, podem salvar empregos, aumentar produtividade e diminuir custos de uma empresa em uma visão geral.

E é justamente com foco em como reduzir despesas com soluções de TI que criamos esse texto, assim qualquer empresário pode colocar essas ideias em prática no seu negócio e aumentar seus lucros de forma inteligente.

Dicas para diminuir despesas com soluções de TI

  1. Avalie os serviços de TI que você já tem

Digamos que você tenha um parque de escritórios no estilo cubículo para que todos os seus colaboradores possam desenvolver suas atividades diárias. Os equipamentos como computadores (CPUs, mouses, sistema de internet cabeada) representam uma solução em computação para a sua empresa.

Nesse cenário, você deve avaliar se essa solução está dando a seus colaboradores a produtividade necessário e se manter esses equipamentos (olhando de diversos ângulos, tais como energia consumida para que esse parque funcione, manutenção, se toda a capacidade das CPUs estão sendo completamente utilizado, etc.) realmente vale a pena.

  1. Desempenho dos servidores

Caso se utilize um sistema de servidores para operacionalizar o trabalho de diversos colaboradores, esse é, certamente, um ponto a ser avaliado. Caso um único servidor seja usado para viabilizar diversos pontos de acesso (a exemplo do sistema Thin Client) o desempenho desse pode ser prejudicado.

Isso se dá pela utilização de servidores (CPUs) ultrapassadas e sem a capacidade de processamento necessária para dar suporte a tantos acessos. Isso causa lentidões e, por consequência, seus colaboradores perdem tempo aguardando pelo sistema. Isso também implica que você está pagando por um tempo ocioso e a culpa é unicamente da solução empregada pela empresa.

  1. Cortar custos com software

Existem diversos softwares pagos que uma empresa pode utilizar diariamente, contudo, seriam eles realmente necessários para o desempenho das atividades necessárias? O Pacote Office pode ser um dos melhores exemplos disso, não entenda mal, certamente e um dos melhores softwares do tipo, contudo, podem ser substituídos facilmente por soluções gratuitas.

Nesse exemplo específico, se para desempenhar uma função somente é necessário editar textos e documentos e fazer algumas planilhas de baixa a média complexidade, a utilização desse software pago é mais um luxo que realmente uma necessidade.

Existem diversas soluções gratuitas como Google Docs e Planilhas além de outras um pouco menos difundidas, mas igualmente úteis.

  1. Automatização de processos

Toda empresa tem aquela função que faz com que o seu colaborador se sinta uma verdadeira máquina. Dessa forma, por que não colocar uma máquina para desenvolver essa função?

Certamente, investir no desenvolvimento de um software ou mesmo encontrar um software pago para realizar atividades repetitivas e intuitivas é uma decisão muito sábia. O seu colaborador pode ser mais uma mente pensante que passaria a investir o seu capital intelectual no desenvolvimento de atividades mais importantes que a realização de tarefas repetitivas.

A automatização desses processos ainda elimina a chance de erro humano e agregam maior confiança e eficiência a tarefa.

  1. Cloud Computing

O cloud computing segundo a definição do TecTudo “é a entrega da computação como um serviço ao invés de um produto, onde recursos compartilhados, software e informações são fornecidas, permitindo o acesso através de qualquer computador, tablet ou celular conectado à Internet”.

Dessa forma, é possível investir mais conscientemente em hardware, como grande parte do processamento dos dados é realizado diretamente pelo sistema de servidor contratado, pode-se utilizar de máquinas mais “amenas” e focar na conexão com a internet.

E ainda, caso precise de mais espaço de armazenamento basta solicitar mais espaço da solução contratada.

  1. Uso da política do BYOD

O uso da política do traga o seu próprio dispositivo (do inglês bring your own device – BYOD) pode ser a solução ideal para pequenas e médias empresas, uma vez que os colaboradores utilizarão o seu próprio computador, celular, tablet, etc. para desenvolver as suas atividades.

Enfatizamos essa política (pois não necessariamente é uma solução em TI) para pequenas e médias empresas, pois quanto mais colaboradores são adeptos, maiores os riscos de segurança da empresa. Nesse sentido, deve-se ter uma boa política de segurança e seria interessante inclusive contar com consultoria especializada sobre o assunto.

  1. Terceirização de serviços de TI

Outra forma muito efetiva de reduzir os custos de empresas com soluções de TI é, necessariamente a terceirização dessa tarefa. Montar a própria equipe em um departamento próprio pode sim ser demasiado dispendioso e não trazer os resultados esperados.

Dessa forma, contar com empresas como a Azaz pode te dar maior competitividade no mercado, pois o seu foco estará em fazer a sua empresa se desenvolver enquanto nós cuidamos das soluções em TI que venham a ser necessárias. Ademais, os custos com a terceirização são fixos, então, nada de preocupações com despesas extras.

Além de tudo, uma opinião de alguém de fora pode fazer toda a diferença na hora de implementar alguma solução de TI, retirando aqueles “vícios de trabalho” em que somente o Pacote Office é bom e as opções gratuitas não servem, por exemplo.

 

Esperamos que esse texto tenha sido esclarecedor e tenha, também, trazido diversas ideias de como cortar gastos desnecessários e implementar as soluções em TI para que sua empresa e aumente os lucros, a produtividade e satisfação dos seus colaboradores.

Ainda tem alguma dúvida sobre a temática? Conheça mais sobre os nossos serviços e fale conosco! Aqui na Azaz temos uma equipe capacitada para tirar as suas dúvidas e te mostrar as melhores soluções em TI presentes no mercado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *