Azaz | Dicas: segurança na internet para PMEsDicas: segurança na internet para PMEs — Blog Azaz

Não há dúvidas de que a informática é fundamental para o dia a dia de qualquer empresa. Porém, um aspecto precisa de uma atenção especial: a proteção dos dados. A segurança na internet para PMEs, em especial, é algo que parece ser impossível, mas não é bem assim.

Nesses empreendimentos, o gestor normalmente cuida de todos os aspectos referentes às atividades corporativas, inclusive a área de TI. As atribuições são muitas, o que facilita as dúvidas, complicações e momentos de desatenção.

segurança na internet para pmes 1
A segurança na internet para PMEs precisa ser pensada diariamente, para evitar transtornos como perda ou roubo de dados

Com isso, se não houver organização, informações preciosas podem se perder por qualquer tipo de descuido ou mesmo por roubo ou perda. O melhor remédio para que estes transtornos não ocorram são a informação e a disciplina.

Confira a seguir algumas dicas de segurança na internet para PMEs e planeje esse tópico tão importante para o bom funcionamento da sua empresa.

Dicas de segurança na internet para PMEs

Algumas ações são simples e parecem não ter tanta relevância, mas elas se mostram essenciais quando se fala de segurança na rede. Algumas são bastante conhecidas dos empreendedores, mas saber não basta. É preciso praticá-las diariamente.

Use senhas originais e por um tempo determinado

Essa dica vale até mesmo para os assuntos pessoais, como senhas de e-mail, aplicativos e outros assuntos pessoais. Por mais que seja difícil memorizar uma senha com letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos, essas combinações são muito difíceis de serem descobertas.

Um detalhe fundamental é não usar algarismos óbvios, como datas de aniversário próprias ou de pessoas queridas, placas de carros, nomes e/ou apelidos e outros.

É importante lembrar também que a combinação deve ser trocada de tempos em tempos, para não deixar nenhuma suspeita.

Não confie na memória. Guarde as combinações por escrito em algum lugar confidencial. Até mesmo aplicativos, como o Evernote, podem ser importantes, pois estão sempre à mão, no smartphone.

As perguntas secretas também merecem atenção especial. Colocar respostas não relacionadas com as perguntas, como responder o nome do animal de estimação da infância em perguntas sobre aniversários é um mecanismo interessante.

Escolher perguntas associadas com um passado distante também dificultam qualquer ação ilícita.

Se prepare para qualquer imprevisto

Por mais que um sistema seja extremamente seguro, sempre há riscos, ainda que praticamente nulos. No entanto, se houver qualquer contratempo, a equipe deve estar preparada para solucioná-lo, independentemente de sua gravidade.

Em reuniões com a equipe, é possível identificar o que pode comprometer as atividades da empresa. Com essas informações em mãos, todos contribuem para preparar um plano de ação caso haja alguma ocorrência, visando retomar o trabalho normal.

Faça backups regularmente

Um dos piores incidentes que podem ocorrer no setor de TI é a perda de informações, principalmente as mais secretas. Para não correr esse risco, a solução mais comum e eficaz é a realização de backups constantes.

Quanto maior o volume de informações manipuladas diariamente, mais frequentes devem ser essas atualizações. Podem ser diárias ou semanais (uma, duas ou mais vezes). Cada empresa deve manter a sua rotina.

Por isso, as soluções de cloud computing estão sendo cada vez mais adotadas, inclusive por pequenas empresas. Nelas, as informações são armazenadas na nuvem e não na memória dos computadores. Assim, se houver algum problema com o equipamento, nada corre risco.

De qualquer forma, o backup deve ser feito, seja em pen drive ou HD externo. O importante é que tudo fique bem preservado.

Proteja o wifi

Senhas e a própria conexão devem estar bem protegidos contra ataques

Atualmente, é quase impossível trabalhar sem ter uma conexão wifi à mão. Por isso, é sempre bom lembrr que a segurança na internet para PMEs também passa por este item.

Qualquer empreendedor sabe que usar uma senha é indispensável. Além disso, os procedimentos do primeiro tópico devem ser aproveitados também na conexão sem fio, principalmente em relação às combinações usadas.

Vale destacar o uso de firewalls corporativos, que podem ser utilizados via hardware ou software. Este ferramenta fiscaliza o fluxo de todas as informações da empresa e notifica os usuários caso haja alguma anormalidade.

Nos dispositivos utilizados, mesmo os móveis (smartphones e tablets), os antivírus devem ser usados e atualizados sempre. Se alguém da equipe trabalha em sistema de home office, precisa ser advertido a respeito da proteção de computadores e outros aparelhos do colaborador. É bom lembrar que esse procedimento também cuida dos dados pessoais.

Delimite níveis de acesso

Nem todos os funcionários precisam ter acesso às informações completas contidas no sistema. Para a segurança na internet para PMEs, ter níveis distintos de entrada faz com que cada colaborador visualize e edite apenas as informações que lhe convém.

Essa ação facilita o controle das informações por parte da gestão e também a reparar possíveis problemas.

Além disso, não faz sentido que dados confidenciais sejam vistos por pessoas que não precisam usá-los diariamente. Certifique-se de que o seu sistema tenha essa funcionalidade.

Terceirize

Você viu uma lista de atitudes que podem ser tomadas para que seja possível ter segurança na internet para PMEs. Entretanto, nem sempre se pode contar com uma equipe própria de TI, pela falta de custos e/ou espaço físico para que ela trabalhe.

Esse não é mais um problema. Vocè pode terceirizar todo esse trabalho, deixando-o nas mãos de uma empresa parceira e especialista em TI. Dessa forma, eventuais problemas são solucionados mais rapidamente e eficientemente.

Isso sem contar a segurança, não apenas para que os dados estejam protegidos, como também para os funcionários, que terão com quem contar em todos os momentos.

A Azaz faz todo esse trabalho com empresas de todos os segmentos e tamanhos. Através de ferramentas de TI que contam com suporte remoto, seus parceiros têm à disposição um sistema feito de acordo com suas necessidades, sem ter que fazer grandes investimentos.

Você teve uma lista de dicas de como aumentar a segurança na internet para PMEs. Para saber mais sobre empreendedorismo, TI e como esses dois assuntos se mesclam, acompanhe as atualizações do blog e leia o conteúdo já publicado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *