Não dá para descartar ou diminuir a importância do setor de tecnologia da informação para qualquer empresa. No entanto, muitos empreendedores precisam de orientação para aproveitar ao máximo as suas vantagens. Para isso, contratar uma consultoria em TI é o mais adequado.
Evidentemente, para que o negócio tenha resultados e os riscos sejam mínimos, todos procuram a melhor opção no mercado.
Por essa razão, informações sobre isso são sempre úteis, pois cada empreendimento tem necessidades específicas que precisam ser supridas. Assim, a empresa parceira deve, antes de mais nada, se preocupar em prestar os melhores serviços para uma determinada ocasião.
A partir de agora, você saberá como escolher a melhor consultoria em TI para a sua empresa, através de dicas imperdíveis.
7 dicas para escolher a melhor consultoria em TI
Ao planejar a contratação de uma empresa parceira para o setor de TI, algumas dúvidas são pertinentes, afinal trata-se de uma grande responsabilidade.
Confira a seguir 6 dicas para que essa decisão tão importante seja acertada e essencial em muitas conquistas nos negócios.
1 – Saiba tudo sobre a empresa de TI
Nos primeiros contatos, peça algumas referências que comprovem seus bons serviços e reputação. Tenha acesso ao seu portfólio e consulte outros clientes – se forem do seu ramo de atuação, melhor ainda.
A internet também está cheia de informações sobre as empresas de uma forma geral. Faça uma busca e verifique os comentários de qualquer espécie, os bons e os ruins, se houver. Evidentemente, os primeiros devem se sobressair.
Verifique também as redes sociais da empresa, especialmente o LinkedIn.
É fundamental também conhecer sua experiência no meio empresarial, principalmente em empreendimentos semelhantes ao seu.
2 – Estude o contrato
Antes de firmar o acordo, leia o contrato com atenção e verifique se a consultoria em TI será feita de acordo com suas expectativas e realmente a sua empresa seja beneficiada.
Todos os tópicos devem estar bem esclarecidos. Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar e obter mais esclarecimentos.
As obrigações de ambas as partes devem estar bem especificadas. Além disso, todos os tópicos devem ser acordados por meio desse acordo escrito, como coberturas previstas e adicionais, objetivos e prazos, apenas para citar alguns.
3 – Exija confidencialidade
Ainda sobre o tópico referente ao contrato de um serviço de consultoria em TI, é imprescindível que os dados da empresa contratante sejam mantidos sob sigilo.
Isso pode parecer óbvio, mas, por qualquer motivo, pode ocorrer uma falha nesse sentido. Com o estabelecimento dessa norma por escrito, as provas são muito mais fáceis de serem colhidas, principalmente quando o caso é levado para a justiça.
Ter a propriedade intelectual copiada causa transtornos diversos, sem contar o prejuízo. Senhas diversas e projetos são particulares e devem ser mantidos como tal.
4 – Extraia o máximo de informações nas reuniões com a consultoria em TI
Antes de se encontrar com o consultor ou um representante da empresa, vale a pena formular algumas perguntas para serem feitas durante a reunião. Pode ser alguma dúvida. esclarecimento ou uma curiosidade.
Como os profissionais de TI normalmente atendem emergências e situações que precisam ser solucionados rapidamente, verifique como o parceiro costuma proceder nesses momentos. Preste atenção na segurança ao dar a resposta e se essa é uma alternativa válida em sua concepção.
E não é só. Nessas reuniões, você se certifica se essa é a melhor consultoria em TI para a sua empresa ou se o mais conveniente a se fazer é procurar um outro parceiro.
Você também tem a certeza de que está fazendo negócios com uma empresa moderna, que tem acesso ao que há de mais avançado no setor. E isso não pode ser deixado passar em branco em hipótese alguma.
5 – Procure alinhamentos
Toda parceria, seja ela qual for, precisa ter um mínimo de alinhamento. E para que os resultados sejam ainda melhores no final, ambas as partes devem ter pontos em comum, principalmente objetivos.
Durante a parceria, a consultoria em TI deve verdadeiramente mostrar interesse em ajudá-lo. Também deve apresentar soluções que facilitem o trabalho cotidiano e aumentem a produtividade.
Depois de algum tempo, os resultados devem ser visíveis, ainda que o principal objetivo não tenha sido ainda alcançado. Tudo deve ser um processo que traz inúmeros benefícios.
6 – Verifique a comunicação entre as duas partes
Não é apenas o trabalho em si que deve ser avaliado no momento de se contratar a melhor consultoria em TI para a sua empresa. A comunicação entre você e ela deve ser clara e constante.
Esse é um dos tópicos que determinam o alinhamento entre as duas partes citada no tópico anterior.
Além da frequência, não se deve descuidar da qualidade das informações. Elas devem ser passadas de modo que todos, incluindo leigos, entendam o processo e consigam enxergar o passo a passo do trabalho.
Por esse motivo, a qualidade das informações é algo que não pode ser dispensado. O consultor deve ser capaz de interagir de forma eficiente com todos os membros da equipe. Em caso de dúvida, aproveite as reuniões e entrevistas para pedir mais detalhes de como esse procedimento é normalmente feito.
7 – Certifique-se de como é feito o suporte
Se o tópico anterior deu atenção especial à comunicação entre ambas as partes no decorrer do trabalho, este é dedicado à pós-consultoria. Depois de tudo devidamente estruturado, sua empresa ainda pode precisar de uma ajuda a qualquer momento.
Em função disso, antes de fechar a parceria, veja se há a possibilidade de contar com um suporte especializado em um determinado período após o treinamento. Algumas dúvidas e incertezas geralmente surgem nesse período e contar com auxílio especializado é de grande valia.
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