Azaz | Como o monitoramento de TI pode melhorar sua produtividadeComo o monitoramento de TI pode melhorar sua produtividade - Azaz TI

Melhorar a produtividade é um objetivo de 10 entre 10 empresas, independentemente de seu porte ou ramo de atuação. Um dos instrumentos mais efetivos neste aspecto é o monitoramento de TI.

Isso pode explicar o aumento da importância desse departamento nos últimos anos. Se antes a sua principal utilidade era manter todo o aparato funcionando, atualmente o seu papel é muito maior: é lembrado como uma ferramenta estratégica para o crescimento do negócio.

Por isso, vale a pena sabe a correlação entre produtividade e tecnologia da informação. Aplicar em seu empreendimento é fundamental para a sua atualização e competitividade.

A seguir, veja como o monitoramento de TI pode aumentar e melhorar a produtividade de uma empresa.

Como o monitoramento de TI pode ser estratégico

Para que isso possa ser feito de forma eficiente, é imprescindível que todos os colaboradores envolvidos possam saber como o departamento pode contribuir para o crescimento do negócio.

Mais do que isso, todos devem entender que esse não é um motivo de despesas e sim de investimentos. Assim, o trabalho é feito de forma estratégica, em vez de apenas operacional.

Os tópicos que devem ser pensados durante os momentos de planejamento são os mais distintos, como por exemplo:

  • Incremento da produção e operação;
  • Necessidades do público-alvo;
  • Supremacia em relação à concorrência.

A implementação do sistema é importante e deve ser muito bem planejada e acompanhada. Porém, vale a pena também dar uma atenção especial ao momento posterior: o de operação.

As atividades diárias devem ser avaliadas sempre, sempre no sentido de dar mais importância ao peso estratégico do monitoramento de TI. Quanto mais qualificado for o usuário, mais ele será capaz de entender a importância de seus serviços para todas as atividades da empresa.

Também estará apto para procurar alternativas, ao lado de seus colegas, para transformar todo esse conhecimento em resultados práticos.

Recursos para melhorar a produtividade

monitoramento de ti 2
O monitoramento de TI é fundamental no planejamento estratégico da empresa e aumento da produtividade.

Você viu no tópico anterior que nunca se pode enxergar a TI como um mero instrumento operacional. Esse é um trabalho desafiador para o gerente do departamento, pois essa visão ainda é algo em construção no meio corporativo.

Para facilitar o seu trabalho, você verá a seguir alguns meios que serão de grande ajuda para departamentos de TI de empresas pequenas, médias e grandes, de todos os segmentos.

Contrate profissionais alinhados com a empresa

Cada empresa tem as suas necessidades e todos os envolvidos no trabalho cotidiano devem saber o que o empreendimento realmente tem como demanda e trabalhar em torno disso.

Ao contratar alguém, essa deve ser uma das principais premissas.

Dessa maneira, a eficiência aumenta, assim como a produtividade. Todos trabalharão com o propósito de desenvolver aquela empresa, com as suas urgências e demandas.

Tenha objetivos claros, inclusive com indicadores

Dessa forma, você tem como avaliar o desempenho de cada funcionário, além de ter mais chances de conseguir aumentar a produtividade através do monitoramento de TI.

Também é possível verificar o que pode ser mantido no trabalho diário e o que pode precisar de correções.

As métricas devem ser planejadas levando em consideração o perfil da equipe e também da empresa. Com o tempo, é possível apontar o que precisa ser revisto e acelerar a produção, sem comprometer a qualidade dos serviços.

Ofereça treinamentos

Os treinamentos devem ser feitos para capacitar e alinhar a equipe.

O setor de TI é um dos que mais se atualizam quando se fala de gestão corporativa. Por conta disso, alguns conceitos ficam obsoletos quando menos se espera. Para não ficar no prejuízo, a melhor solução é manter a equipe por dentro de tudo o que for novo.

O treinamento constante é a forma mais eficiente para isso.

Nenhum membro da equipe deve ficar de fora. Um monitoramento de TI eficaz precisa ter a união de todos.

Qualquer mudança nos recursos ou rotina de trabalho também deverá ser orientada através de cursos e workshops especiais.

Verifique os melhores instrumentos de trabalho

Não se trata dos melhores recursos de uma forma geral. Como já mencionado anteriormente, a melhor maneira de se fazer o monitoramento de TI é avaliar as necessidades únicas do negócio.

Assim, o mais viável a se fazer é um diagnóstico das soluções que mais ajudariam no dia a dia.

Nesse processo, avalie a precisão de recursos como cloud computing, por exemplo. Um suporte mais ostensivo também ajuda, de acordo com o ramo de atuação da empresa.

Faça o acompanhamento e dê feedback

Qualquer equipe, seja ela qual for, precisa ser orientada para alcançar os resultados. Sem isso, a motivação desaparece com o passar do tempo, pois cada colaborador desconhecerá os objetivos de seu trabalho.

Para que isso não aconteça, faça reuniões constantes, coletivas e individuais. E é aí que entra um aliado em potencial: o feedback. Deixe que cada membro da equipe saiba como você enxerga o seu trabalho.

Se o comunicado for positivo, esse é um excelente fator para motivá-lo a dar o seu melhor em busca de resultados. Caso contrário, aponte o que precisa ser feito para que o trabalho seja aperfeiçoado. Uma orientação bem feita é também um incentivo.

Agora que você já sabe como fazer o monitoramento de TI de modo que a produtividade seja aumentada, veja no próximo tópico como a Azaz pode ajudar a sua empresa nesse sentido.

As ferramentas da Azaz para melhorar a produtividade

Cada item é concebido para auxiliar o trabalho de empresas dos mais variados tamanhos e segmentos. Ciente de que alguns softwares podem trazer o efeito oposto, a Azaz tem um composto de ferramentas que simplificam e, consequentemente, otimizam as atividades do dia a dia corporativo.

Através de um único painel, você consegue monitorar a TI de forma bastante eficiente, com:

  • Recuperação e restauração
  • Antivírus gerenciado
  • Web protection
  • Automação de manutenção e monitoramento
  • Violação de dados de inteligência de risco
  • Gerenciamento de patches
  • Análise de dados prescritos

Saiba mais sobre esse serviço aqui.

Coloque em prática essas dicas e verifique que o monitoramento de TI do seu negócio será muito mais efetivo, com o aumento e melhora da produtividade visível depois de algum tempo.

Para ter mais dicas, não deixe de acompanhar o conteúdo já publicado e as atualizações constantes.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *