Azaz | Contabilidade: Como a computação pode ser aplicadaContabilidade: Como a computação pode ser aplicada — Blog Azaz

A computação na contabilidade é tão natural quanto o próprio trabalho. Assim, esse setor tem o seu trabalho seriamente prejudicado sem o auxílio dos computadores e, pensando nisso, há um investimento cada vez maior em ferramentas específicas à área.

 computação na contabilidade
O uso dos computadores é intrínseco ao setor de contabilidade hoje em dia

Atualmente, qualquer meio de escrituração contábil feito manualmente está obsoleto. Nos últimos 30 anos, esse hábito foi diminuindo gradativamente, o que é mais uma prova de que a informatização chegou ao setor para ficar.

O advento de ferramentas úteis permite que as empresas e escritórios de contabilidade tenham serviços diferenciados. Além disso, eles ganham uma posição de destaque diante da concorrência e oferecem o que há de melhor para seus clientes.

Confira a seguir como atua a computação na contabilidade e de que forma essas empresas podem melhorar a qualidade de seus serviços.

A importância da computação na contabilidade

O contabilista lida diariamente com atribuições bastante complexas. Em função disso, a informática se torna fundamental para diminuir ou até evitar os erros e o retrabalho.

Cabe ao profissional e seus gestores terem ciência das inovações que a tecnologia traz a cada ano. Alguns desses recursos podem ser primordiais para o dia a dia corporativo dessas equipes. Vale destacar que as ferramentas mais úteis podem variar de acordo com a empresa.

Nesses últimos anos, a maneira de trabalhar evoluiu bastante e algumas falhas admissíveis em um passado não muito distantes se tornaram graves nos dias de hoje.

Ao fazer os lançamentos manualmente, se perdia muito tempo, em função do grau de atenção que era necessário durante essas longas horas. Mesmo assim, alguns erros costumavam ser cometidos.

Com a precisão que a computação na contabilidade proporciona, as faltas são muito mais raros, por isso não são mais permitidos. Além de o serviço se tornar mais correto, há a rapidez, pois não se gasta mais tanto tempo para fazer lançamentos.

Os softwares praticamente fazem de tudo dentro de um departamento ou escritório de contabilidade. Isso ocorre devido à automatização do trabalho, o que torna a rotina mais leve para todos os usuários.

E, sem contar o aumento da produtividade, é importante lembrar que o profissional pode dedicar esse tempo ocioso em outras atividades. Leituras, cursos e aprimoramento fazem com que os serviços se tornem cada vez melhores.

Os benefícios dessas ferramentas

Uma grande vantagem já foi listada no tópico anterior: o aumento da produtividade, a diminuição de erros e de retrabalho. Mas esse não é o único ponto positivo ao usar a computação na contabilidade. A seguir, confira mais alguns benefícios.

Rotina menos estressante

Você já viu que o trabalho se torna muito mais leve para o profissional, pois os softwares se tornam responsáveis pelas atribuições mais pesadas.

As consequências disso são muito mais evidentes, pois estão diretamente relacionadas com a saúde e bem-estar da equipe. As chances de um colaborador se ausentar de suas atividades em função de estresse diminuem consideravelmente.

Há ainda um outro aspecto que não pode deixar de ser mencionado: o trabalho se torna muito mais agradável. Por esse motivo, o profissional fica muito mais satisfeito e estimulante. O ambiente de trabalho melhora efetivamente.

Facilidade de leitura

Antes da impressão, qualquer relatório pode ser visualizado. Dessa forma, quaisquer erros ou dados faltantes podem ser observados. A leitura é facilitada, sem contar e economia com papel e tinta de impressora.

Serviços de qualidade

A ausência de erros, assim como um relatório impresso, fazem o trabalho melhorar significativamente. E não é só: visualmente, o papel tem um outro aspecto, com informações mais visíveis e legíveis.

Com isso, ao ter acesso, o cliente dificilmente terá dúvidas acerca das informações que constam no relatório. A sua satisfação é certeira e a equipe não precisa dedicar tempo solucionando questionamentos que geralmente não existem quando os dados são apresentados de forma mais clara.

Facilidade ao encontrar dados

Com a computação na contabilidade, não é preciso gastar um tempo precioso procurando uma informação necessária em um determinado momento. Os sistemas geralmente possuem mecanismos que tornam a localização de um dado bastante rápida – em muitas vezes, em segundos.

Segurança

Perder informações importantes geram transtornos e perda de tempo, pois o trabalho precisará ser realizado novamente. Através de cópias de segurança, esse problema pode ser solucionado.

Um outro ponto importante é o fato de um sistema contar com níveis de acesso aos dados. Assim, os mais confidenciais podem estar à disposição apenas dos gerentes e/ou funcionários que tenham essa permissão.

Cumprimento de exigências dos órgãos públicos

A computação na contabilidade impossibilita a perda de prazos importantes, como os de âmbito previdenciário, tributário e trabalhista. De uma forma geral, os sistemas alertam quanto a isso e o benefício está até no bolso, pois, com o pagamento das taxas em dia, não é necessário pagar juros e multa.

O reconhecimento do contador

 computação na contabilidade 2
A valorização do profissional é um dos pontos mais positivos do uso da computação na contabilidade

A computação na contabilidade, além de facilitar o trabalho do contador em todos os sentidos, permite a valorização da categoria.

Através da produção de relatórios e do gerenciamento de informações vitais para a empresa, sua importância em todo o processo corporativo é muito grande. Os gestores normalmente usam esses dados para tomar decisões e fazer projetos. Em suma, o futuro do empreendimento passa pelas mãos do contador.

Ainda que as ferramentas processem os dados, a responsabilidade é toda do profissional, o que ainda valoriza mais o seu trabalho e dedicação.

A Azaz e a informática no setor contábil

Os serviços da Azaz se adaptam a qualquer tipo de empresa e, com isso, podem ser utilizados em um departamento de empresa ou escritório contábil.

Através da terceirização de TI, redes, plataforma proativa, infraestrutura e suporte remoto, equipes de trabalho podem elaborar relatórios vitais para a empresa. Isso pode ser efetivo tanto na visualização das informações referentes a um determinado período, quanto para projetar ações futuras.

Para mais informações, entre em contato e confira quais são as soluções mais indicadas para o seu setor. Você também confere dicas de empreendedorismo e informática nos outros textos do blog e também através de suas atualizações regulares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *