Azaz | Benefícios proporcionados pela integração do TI em todos os departamentos da empresa Benefícios proporcionados pela integração do TI em todos os departamentos da empresa – Azaz | Soluções de TI e Cloud

Atualmente, não se pode pensar a Tecnologia da Informação como algo específico e um setor isolado da empresa. Ela é responsável pelo bom gerenciamento e sucesso de muitos projetos. Por isso, a integração do TI com os outros departamentos da empresa é essencial.

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Atualmente, o TI não pode atuar isoladamente. Todas as equipes de trabalho devem estar comprometidas com os resultados

Afinal, agir dessa forma é possibilitar uma gestão eficiente das atividades corporativas e o comprometimento de toda a equipe. A principal consequência é o alcance de objetivos estabelecidos meses, semanas ou até mesmo em dias.

Ao trabalhar separadamente, o departamento de TI não consegue atingir o máximo de seu potencial. Fica restrito aos aspectos técnicos e o empreendimento perde com isso, pois a sua administração estará sempre um passo atrás de seu tempo e principalmente de seus concorrentes.

A seguir, você saberá as vantagens de fazer a integração do TI com todos os setores de seu empreendimento. Independentemente do setor em que você trabalha e do volume de seus negócios, é possível lucrar e prosperar.

Benefícios da integração do TI com os outros departamentos da empresa

Ao analisar cada vantagem, é fácil perceber que os resultados atingem todas as atividades corporativas. Sendo assim, toda a equipe tem seu trabalho facilitado.

Veja agora quais são esses benefícios.

Desenvolvimento do atendimento aos clientes

Este é considerado um dos pontos mais importantes no dia a dia de uma empresa, pois é diretamente responsável pela captação e retenção de clientes.

A integração do TI com esse departamento se dá através dos sistemas de telefonia, que devem operar de forma eficiente, desde o primeiro atendimento até o pós-venda. Os serviços são prestados sem interferências e, dessa maneira, a agilidade e organização são os pilares de todo o processo.

Os instrumentos mais usados para esse fim são os sistemas de PABX, que permitem o direcionamento eficaz para cada departamento e/ou profissional. E essa não é uma solução restrita às grandes corporações – pequenos negócios também podem ter acesso a equipamentos de ponta, sem grandes investimentos.

Aproximação de equipes e departamentos

Todos os profissionais devem ter um canal aberto com o setor de TI. Apenas dessa maneira, a integração será realizada de forma efetiva.

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A integração do TI com os outros departamentos da empresa só gera benefícios e deve ser adotada por qualquer tipo de negócio

Sendo assim, é primordial que os profissionais desse setor entendam como cada equipe trabalha. Não é necessário conhecer detalhes, mas os problemas e necessidades devem ser entendidos.

Com isso, é possível formular soluções para todos os contratempos que possam ocorrer. Também é possível ajudar todos os colaboradores a trabalhar melhor. Isso acontece através do auxílio no uso dos equipamentos e no estabelecimento e melhoria dos processos.

Unificação de metas

Cada departamento tem os seus objetivos e isso é natural dentro de uma empresa. Contudo, o mais importante é que todos os times de trabalho se desenvolvam, atinjam o que foi planejado e beneficiem o negócio como um todo.

A integração do TI possibilita que esses limites sejam atingidos ou até mesmo superados.

Um exemplo disso é na conquista de novos clientes. A tecnologia da informação pode ser uma poderosa aliada em promover soluções que melhorem o atendimento via telefone ou internet, garantindo estabilidade, rapidez e, como consequência, a satisfação dos prospectos.

Nesse caso, assim como em tantos outros, são duas equipes distintas que trabalham com um objetivo em comum. Isso pode se repetir também com outros setores do negócio.

Comunicação eficiente

Para uma boa integração entre o TI e os demais departamentos de qualquer empreendimento, não basta apenas tornar o trabalho mais harmonioso. Antes de mais nada, todos devem se comunicar eficientemente.

Isso reduz os riscos de ruídos – quando todos entendem o que precisa ser feito e o que é transmitido. Quando há problemas no dia a dia de trabalho, uma boa comunicação é uma excelente aliada para a resolução, pois todas as soluções são encontradas mais rapidamente.

Praticamente de maneira inevitável, os ruídos aparecem quando não há a preocupação de investir em uma boa comunicação. Com isso, os processos podem ser prejudicados e os resultados têm um efeito de bola de neve: o desempenho não alcança a mesma eficácia e o retrabalho se torna mais comum na rotina corporativa.

No âmbito da segurança virtual, a inexistência ou má comunicação podem trazer consequências ainda mais sérias. Por conta disso, o sistema se torna mais vulnerável, com uma maior possibilidade de ataques, pois os responsáveis podem não entender o que deve ser feito, ocasionando problemas.

Uniformização de processos

A integração do TI passa também passa pela padronização dos processos de trabalho. Independentemente do setor, é fundamental que todos trabalhem de maneira harmônica.

Todas as ferramentas escolhidas devem permitir a integração entre si. Para isso, devem ter funcionalidades semelhantes.

Fim do isolamento

Quando um departamento trabalha de forma isolada, dificilmente estará de acordo com as reais necessidades e anseios da empresa. Com isso, toda a equipe pode deixar de ter uma ajuda preciosa para alcançar os resultados esperados.

Até mesmo o clima organizacional melhora com a integração de todos os departamentos. Os funcionários, mesmo que inconscientemente, começam a se agrupar em pequenos grupos e passam a se favorecer, em detrimento da empresa.

O trabalho em equipe é desvalorizado e, por conta da distância, impossibilitado algumas vezes.

A Azaz e a integração da empresa

Com soluções que favorecem empresas de todos os tamanhos e setores, a Azaz promove a integração de TI com todos os departamentos. Com um atendimento personalizado, cada necessidade é única e, por conta disso, o trabalho é exclusivo e com foco em resultados.

A comunicação, tanto entre a equipe de trabalho quanto com os clientes, é fortalecida. Tudo é pensado para que o seu empreendimento seja ainda mais valorizado.

As ferramentas são inovadoras e estão de acordo com o que há de mais moderno no setor. Todos os detalhes são minuciosamente pensados, principalmente em relação à segurança.

Entre em contato e saiba como promover essa integração entre suas equipes. E para ter dicas de empreendedorismo e de como a Tecnologia da Informação pode melhorar o seu trabalho, leia os outros textos do blog e acompanhe as novidades publicadas regularmente.

 

 

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