Azaz | Cuidados essenciais em TI que toda empresa deve terCUIDADOS ESSENCIAIS EM TI QUE TODA EMPRESA DEVE TER

Quando falamos a respeito dos cuidados essenciais em TI (tecnologia da informação), podemos dar diversas abordagens desde cuidados com segurança dos sistemas, cuidados na hora da contratação de serviços, na implantação, dentre outros.

Quando um empresário resolve – sabiamente – trazer seu negócio para o século XXI, isso é, usar soluções inteligentes que aumentem a produtividade dos colaboradores sem prejudicar a empresa no quesito segurança e funcionalidade.

Quer saber mais sobre esse assunto? Nesse texto vamos abordar todos os pontos acima mencionados e ainda outros. Continue lendo para informar-se mais sobre o assunto e garantir que sua empresa não vai cometer nenhuma “gafe” quando o assunto é TI.

 

CUIDADOS NA IMPLANTAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS

 

Implementar novas soluções em TI não é só instalar um novo programa nos computadores da empresa, é um processo complexo que deve ser performado por um técnico capacitado. Além disso, várias soluções incluem também hardware, isso é, a instalação de dispositivos físicos no ambiente – bancos de dados é um ótimo exemplo disso.

Sem mais delongas, vamos aos cuidados que devem ser observados para a implantação de novas tecnologias em empresas.

  1. Envolva os colaboradores

Garanto que você não que a primeira dica fosse essa, mas essa é sim, uma das mais importantes, afinal, quem operará as soluções implementadas serão os seus colaboradores. Explique a necessidade da implementação desse novo sistema e quais serão os problemas resolvidos por eles e quais serão os benefícios tanto para a rotina de trabalho quanto para a empresa, sempre deixando bastante claro que é necessária a colaboração de todos os funcionários.

  1. Treinamento

A promoção de treinamentos é fundamental para que todos se familiarizem e também entendam profundamente o funcionamento do novo sistema, seja ele qual for. Afinal, não adianta nada implementar algo com dezenas de recursos e funcionalidades que realmente ajudem seus colaboradores em suas tarefas diárias se os próprios não sabem da existência.

  1. Planejamento

Imagine que você é um redator e você tem que ficar um bom tempo parado esperando que o programa que você usa para escrever está atualizando. Inconveniente, certo? Mesma coisa é na sua empresa, planeje bem a implementação do sistema para que não seja algo demasiado custoso. Opte pela inserção por partes para que toda a empresa (ou setor) não pare até que o processo seja finalizado ou que todos estejam familiarizados com a plataforma.

A mudança é necessária, mas se feita de forma brusca será mais prejudicial que benéfica.

 

CUIDADOS COM A SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PARA EMPRESAS

 

  1. Política de controle da informação

Criar uma política de TI a respeito das permissões que os colaboradores têm é primordial para o funcionamento da empresa. Não dá para simplesmente confiar no bom senso das pessoas, é importante está resguardado quanto a essas questões, assim também se cria uma política de “respeito” com esses dados, desde senhas e logins até os dados do próprio cliente.

  1. Softwares atualizados

Quando se usa sistemas operacionais como o Windows, MacOS, ou outros, é muito importante realizar as atualizações que são liberadas pelas empresas criadoras do software. Ao contrário do que se pensa, esses sistemas (especialmente o Windows) não é tão vulnerável assim, se for mantido atualizado, as falhas do sistema que são exploradas por hackers estarão sempre cobertas.

Além disso, utilizar softwares de segurança de terceiros também pode ajudar e bastante a manter essas pessoas mal-intencionadas bem longe dos dados da sua empresa e de seus clientes.

  1. Backup dos dados

Ainda hoje há quem subestime a importância do backup dos dados. Nenhum sistema de armazenamento de informações deve ser confiado completamente, na verdade, apoiar-se completamente nesses sistemas é a receita certa para perder anos de dados recolhidos.

Hoje existem inúmeras soluções na nuvem – isso é, online – que são ideais para salvar documentos, planilhas e outros dados em geral, assim, tudo fica em um lugar só. Idealmente ainda deve-se ter um tipo de backup físico para eventuais perdas de conta e outras problemáticas.

O interessante é sempre se precaver no caso de perda de dados importantes para a sua empresa.

  1. Informações que não se pode proteger

Caso sua empresa lide com dados como números de cartão de crédito e logins e senhas de clientes, é interessante que tudo isso seja destruído logo após seu uso. Se não tem mais uso para esses dados, não há porquê ficar armazenado no banco de dados da empresa. Isso só abre portas para que esses dados sejam utilizados por pessoas mal-intencionadas que, por vezes, podem estar dentro da própria empresa, sendo assim, exclua tudo isso e tire essa preocupação tanto sua quando do seu departamento de TI.

  1. Conscientização nunca é demais

Podemos afirmar com total certeza que praticamente todas as falhas de segurança de informação não intencionais dentro de qualquer empresa é culpa de um profissional “relaxado”. Não necessariamente a culpa é do, a rotina pode realmente ser bastante cansativa e desestimulante, mas isso é assunto para um outro texto, o ponto aqui é que esse tipo de situação deve ser solucionada o quanto antes, pois pode resultar em e-mails com informações de clientes sendo enviados para destinatários errados, dentre outros.

Essa ilustração é um erro facilmente corrigível, contudo, outros causados pela falta de conscientização dos funcionários a respeito da importância da confidencialidade dos dados podem não ser. Dessa forma, dar palestras, fazer conversas regulares e outras ações pode ajudar a manter todos bem alinhados quanto a isso.

 

Essas são só algumas dicas que nossa equipe da Azaz reuniu para você que tem a própria empresa tenha todos os cuidados necessários para que qualquer solução de TI que você aplique a sua empresa seja bem-sucedida e provenha mais segurança ao invés de menos.

Também notamos que grande parte da responsabilidade para fazer as soluções de TI darem certo e serem seguras vem dos colaboradores. Sendo assim, manter todos na mesma página e bem treinados sobre todos os sistemas usados pela empresa (desde que tenha acesso) é muito importante para garantir o bom funcionamento.

Tem alguma dúvida a respeito desse assunto? Entre em nossa página, conheça nossos serviços e fale conosco! Nossa equipe está é mais que preparada para te ajudar em qualquer solução de TI que a sua empresa venha precisar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *