Azaz | Gestão de TI: Investimento ou custo?Gestão de TI: Investimento ou custo? — Blog Azaz TI

A gestão de TI é um assunto cada vez mais em pauta no universo corporativo. Afinal, a tecnologia é mais do que uma realidade na administração de uma empresa: é algo imprescindível.

gestão de ti 1
A gestão em TI pode ser alvo de investimentos ou gastos

No entanto, usar este recurso de forma mais efusiva é ainda uma dúvida para muitos gestores e equipes de trabalho. Afinal, isso requer uma certa quantidade de dinheiro, e muitos não podem ou não têm como prioridade dedicar uma quantia para este fim.

Ao optar por ter esse controle, alguns empreendedores alegam que se trata de um investimento. Porém, nem todos pensam dessa forma e consideram esses processos apenas gastos.

Dessa maneira, fica a dúvida: a gestão de TI é um investimento ou custo? Ao longo deste texto, você terá informações que ajudarão a sanar esse questionamento. Para começar, é importante esclarecer a diferença entre esses dois termos.

O que é investimento e custo?

Os significados dessas duas palavras se confundem entre si, pois ambos estão relacionados a movimentações financeiras. Entretanto, uma simples comparação já traz a diferença entre elas.

Investimento

Estão enquadrados nessa categoria quaisquer incentivos financeiros feitos com o objetivo de trazer resultados positivos de alguma forma. O aumento de rendimento de colaboradores, de produção de mercadorias e, consequentemente, mais lucros, são alguns catalisadores desse tipo de aporte.

Custo

Este tipo de subsídio é realizado para a manutenção da estrutura que já existe na empresa, seja em suprimentos, matérias-primas ou material humano. Não há crescimento de estrutura. Tudo é feito apenas para tornar possíveis as realizações atuais do negócio.

Agora que ambos os termos estão definidos, o próximo tópico será um exercício de observação sob dois ângulos.

Gestão de TI é investimento ou custo?

Primeiramente, a observação será feita pela ótica do investimento. Ao utilizar recursos financeiros com esse intuito, o empreendedor deve ter em mente que seu negócio poderá mudar em muitos pontos, inclusive em sua administração.

A empresa irá se transformar e, dependendo de como isso for feito, passará por um processo de inovação. Outros métodos poderão ser estabelecidos e, se essas ações forem bem realizadas, os efeitos serão os melhores possíveis: aumento dos lucros, crescimento dos negócios e destaque perante à concorrência.

Já quando esse incentivo em dinheiro é direcionado a custos na gestão de TI, sua principal utilidade, como já mencionado no tópico anterior, é manter a estrutura já existente. Além disso, os custos podem diminuir falhas e ajudar a valorizar os produtos e serviços de uma determinada empresa.

Como você pôde perceber, a gestão em TI pode ter tanto investimentos quantos custos. No entanto, as dúvidas também aparecem ao pensar na melhor época para direcionar os recursos financeiros. Quando se deve investir em TI ou dedicar o dinheiro apenas para preservar as atividades já realizadas? O próximo tópico abordará isso.

Os investimentos em TI

gestão de ti 2
Os investimentos estão diretamente ligados às estratégias e expansão dos negócios

O principal objetivo do investimento é crescer a empresa de uma ou mais formas. Por isso, ações nesse sentido são sempre bem vistas pelos empreendedores e equipes de gestão, pois tiram a gestão da zona de conforto.

Com a evolução do mercado, algo que não para nunca, todas as ações feitas para investir são vistas de forma positiva.

No entanto, nem sempre um investimento traz os resultados esperados. Um equívoco muito comum entre os gestores é acreditar que o crescimento é certo. Mas não é bem assim. Os investimentos na gestão de TI são apostas e podem também dar errado.

Os elementos que podem contribuir positiva ou negativamente para as consequências de um investimento são:

  • Gestão ativa e eficaz;
  • Conhecimento da realidade da empresa e do setor no qual ela atua.

O valor a ser investido não é tão determinante nos resultados. Quando há um bom planejamento e administração dos recursos, os bons resultados aparecem, independentemente do montante usado.

Por isso, a melhor época para executar essas atividades é sempre quando há um estudo prévio e a total consciência do que será feito e o que se espera no final de cada uma das etapas.

Os registros devem ser feitos por escrito e toda a equipe de gestão precisa participar de todas as etapas, pois são partes importantes nesse processo.

Quando gastar em TI

Na gestão em TI, é importante também dedicar uma quantia para cobrir os seus custos. Vale lembrar que os custos podem ser consequências de investimentos e, durante o planejamento de desenvolvimento da empresa, devem ser levados em consideração.

Sendo assim, os gastos devem ser planejados quando há investimentos, mas de forma constante, pois a manutenção é permanente. Logo, uma quantia deverá ser reservada todo mês para este fim.

Análise é fundamental

No momento de planejar qualquer investimento em gestão de TI, alguns questionamentos não podem deixar de ser discutidos entre a equipe de gestão. Os pontos que devem estar no roteiro são:

  • A escolha da tecnologia a ser usada;
  • Os membros da equipe que participarão de todo o processo;
  • Os objetivos a serem alcançados, com prazos determinados;
  • Os prós e contras do uso dessa quantia em dinheiro.

Nunca um conjunto de ações dessa grandeza pode deixar de ser estudado e questionado quando necessário. Afinal, trata-se de algo extremamente importante para o desenvolvimento e o futuro do negócio e de todos que fazem parte dele.

No momento de adotar a solução mais eficaz para seu empreendimento, verifique as possibilidades de outsourcing, suporte remoto e plataforma proativa, além dos serviços de cloud computing. Tudo isso é oferecido pela Azaz, que tem uma larga experiência em atender empresas de todos os ramos de atuação e tamanhos.

Todas as soluções possibilitam uma análise detalhada do trabalho e o alcance de objetivos planejados pelos empreendedores e gerentes. São facilidades que vão de encontro às necessidades específicas de cada empresa. Entre em contato e tenha mais informações.

Você conferiu as possibilidades de investimento e custo em gestão de TI. Para saber mais sobre empreendedorismo e como a tecnologia pode auxiliar o seu trabalho, confira os textos já publicados e as atualizações do blog.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *