Azaz | Cuidados ao armazenar dados na nuvem Cuidados ao armazenar dados na nuvem – Azaz | Soluções de TI e Cloud

Armazenar dados na nuvem se tornou uma medida muito comum para o bom gerenciamento de qualquer empresa. No entanto, não basta apenas adquirir uma solução e lançar as informações no sistema. É preciso um bom planejamento e cuidados especiais.

Apesar dos benefícios – o principal deles é a possibilidade de acessar os dados gerenciais da empresa em qualquer lugar do mundo -, a falta de segurança pode causar transtornos. O mais comum deles é o furto de dados.

E não é só isso. Essas informações gerenciais não precisam ser ser tomadas por alguma pessoa mal-intencionada. Um simples vazamento pode facilitar as tão temidas fraudes.

A seguir, veja algumas medidas que podem ser tomadas ao armazenar dados na nuvem. Com isso, você terá à disposição todos os benefícios deste recurso, de maneira plena e sem riscos. Antes disso, também, conheça melhor como funciona essa solução em TI.

Como é o armazenamento em nuvem

Também chamada de cloud computing, essa solução não utiliza a memória dos dispositivos, pois todos os dados ficam armazenados em um ambiente virtual. É imprescindível, contudo, ter uma conexão com a internet para visualizar ou editar os arquivos.

Armazenar dados na nuvem é vantajoso, mas é importante pensar na segurança

Geralmente, os dados podem ser acessados tanto através de computadores quanto de smartphones e tablets. Mesmo fora da empresa, é possível fazer qualquer atividade, como já citado anteriormente.

Confira agora as medidas que podem ser tomadas em relação à segurança ao armazenar dados na nuvem.

Cuidados ao armazenar dados na nuvem

Ao implantar uma nova solução, a segurança deve fazer parte do planejamento. Esse é um aspecto tão importante quanto as próprias funcionalidades do sistema.

Existem várias formas de se manter o sistema seguro

É importante adotar um conjunto de ações, como relatadas a seguir. Elas se complementam e os efeitos disso são sentidos de forma muito mais eficiente.

Não descuide do dispositivo

Pode ser o computador, tablet ou smartphone. Seja qual for o aparelho usado para ter acesso às informações gerenciais, é importante mantê-los sob totais condições de segurança, ainda que esteja usando um sistema altamente confiável.

Por isso, é imprescindível manter o antivírus sempre atualizado, além do firewall ativo. Em caso de qualquer suspeita, verifique com um profissional de confiança o que pode ter acontecido antes de realizar qualquer atividade corporativa através do dispositivo.

Obtenha o máximo de informações sobre o sistema

Isso pode ser feito de algumas maneiras. Uma delas, a mais clássica, é pedir recomendações para pessoas que já utilizam a solução, ainda que elas trabalhem em um outro setor. Essa simples ação aumenta a confiabilidade da ferramenta.

Geralmente, existem os serviços gratuitos e pagos. Os primeiros possuem algumas limitações de uso, como limite de volume de dados para armazenamento e menos funcionalidades em relação às versões pagas. Verifique qual deles atende melhor às necessidades da empresa antes da implementação.

Use a função logout

Pode parecer simples, mas, com a pressa ou até mesmo confiança, essa medida pode ser esquecida. Após usar o sistema, é importante sair dele – basta usar as funções ‘sair’ ou ‘logout’.

Com isso, outras pessoas são impedidas de acessar o sistema e contratempos podem ser evitados em caso de perda ou roubo do dispositivo.

Escolha uma senha segura

Números e letras familiares sempre são escolhidos para fazer parte de senhas, afinal são mais fáceis para memorizar e usar posteriormente. No entanto, nem sempre essas combinações são as mais seguras para um uso pleno do sistema.

Se uma outra pessoa conhece o usuário a ponto de descobrir a senha, os dados estarão totalmente vulneráveis. Por esse motivo, use números, letras e sinais em uma mesma senha. Evite usar combinações familiares, como data de nascimento, número de casa ou telefone, por exemplo. Diferenciar letras maiúsculas e minúsculas aumenta muito a segurança.

Faça backups constantes

Isso deve fazer parte de sua rotina. Pode ser diariamente ou algumas vezes em uma semana, dependendo do volume de dados. Mas o backup deve ser feito, pois, em caso de alguma urgência, todos os dados seguem disponíveis e intactos.

O HD externo costuma ser a ferramenta mais estável nesses casos, mas um pen drive também costuma servir de armazenamento reserva para todas as informações.

Verifique as perguntas de segurança

No momento de cadastrar um usuário ou uma senha no sistema, é de praxe exigir a memorização de uma ou mais perguntas de segurança. Normalmente relacionadas a informações pessoais do indivíduo, essa medida é útil em caso de esquecimento da senha.

Para que esse recurso seja utilizado de forma eficaz, existem algumas premissas para criar ou escolher essas perguntas:

  • Usar dados relacionados a um passado distante, como a infância;
  • Escolher perguntas cujas respostas sejam desconhecidas para outras pessoas;
  • Registrar respostas que não estejam relacionadas às perguntas. Um exemplo disso é selecionar uma pergunta sobre a escola e responder sobre um brinquedo.

Organize-se

Mantenha os seus dados salvos em pastas específicas. Crie quantas forem necessárias – essa, inclusive, é uma ação eficiente também para otimizar o seu trabalho.

Se alguma informação não for mais importante para a realização de suas atividades, não há mais motivos para deixá-lo no sistema. Delete-o o quanto antes.

Proteja-se duplamente

Algumas ferramentas permitem que a senha e a pergunta de segurança não sejam os únicos recursos de segurança. Outras providências podem ser tomadas, como por exemplo logar no sistema em duas etapas – a senha convencional e o envio de um código a um celular.

Essa ação se torna ainda mais importante quando o sistema reconhece um dispositivo usado pela primeira vez para acessar os dados. Também é essencial em momentos especiais, como retorno de férias, quando a ferramenta não é usada por um bom tempo.

Vale destacar que o dispositivo para o qual o código é enviado deve ser selecionado pelo usuário previamente.

Com soluções perfeitas para empresas de todos os tamanhos e setores, a Azaz oferece ferramentas de cloud computing que também prezam pela segurança. Trata-se de sistemas que contam com funcionalidades realmente úteis, com suporte remoto e todas as possibilidades para que a empresa seja beneficiada.

Você acabou de conhecer os cuidados ao armazenar dados na nuvem. Para ter mais dicas de empreendedorismo e soluções em TI, leia os outros textos do blog e acompanhe o conteúdo novo e exclusivo regularmente postado, Entre em contato para mais informações sobre qualquer solução.

 

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