Azaz | TI: a importância do planejamento estratégico para sua empresaTI: a importância do planejamento estratégico para sua empresa - Azaz

Avaliar cada passo antes de começar um projeto é fundamental para a sua viabilidade e, evidentemente, para seu sucesso. Com o planejamento estratégico em TI não é diferente. Sua importância é inquestionável para que esse setor tenha todos os seus benefícios aproveitados.

Não importa qual o setor da empresa e também seu porte: esse procedimento deve sempre ser feito. Dedicar alguns momentos em planejar as ações relacionadas à TI é ter mais chances de realizar um trabalho eficiente e que traga lucros para o negócio.

No entanto, muitos empreendedores desconhecem como começar a esboçar esses planos e podem, inclusive, cometer equívocos que comprometem o resultado final.

A seguir, saiba o que é o planejamento estratégico em TI e a sua importância para o bom andamento de sua empresa.

O que é planejamento estratégico em TI

planejamento estratégico em ti
O planejamento estratégico em TI gera muitos benefícios para a empresa e sua gestão

Como diz a expressão, trata-se de fazer planos que interferem diretamente no gerenciamento do negócio, no âmbito da tecnologia. Isso é feito através de um documento que traz todos os passos a serem seguidos, de forma detalhada.

Os processos gerenciais são descritos com riqueza de detalhes, seguindo as diretrizes do empreendimento e também a tecnologia usada por ele.

Além disso, é uma espécie de roteiro para futuras tomadas de decisões que estejam relacionadas à Tecnologia da Informação. Logo, não são apenas os projetos já concebidos que podem ser beneficiados – algumas ações podem ser consequências do planejamento estratégico em TI.

A partir de agora, você entenderá melhor a importância desse documento para o desenvolvimento do setor de TI e também para o futuro do negócio.

Qual é a sua importância?

Antes de enumerar cada tópico, é importante frisar que essa importância é bem abrangente. Sendo assim, suas vantagens se multiplicam.

Acompanhe quais são esses benefícios e verifique quais deles estão mais de acordo com o dia a dia de sua empresa. Você verá que é possível, inclusive, apontar oportunidades que não seriam vistas sem esse recurso.

Ajuste com a conduta da empresa

Isso se estende aos objetivos que os gestores têm em curto, médio e longo prazo. Tudo alinhado com a tecnologia, o que amplia as chances de bons resultados.

Primeiramente, as necessidades da empresa são listadas, uma a uma. Com esses itens à vista, as possibilidades de verificar soluções para eventuais problemas aumentam consideravelmente.

Integração entre equipes

O planejamento estratégico em TI possibilita que todos os processos sejam melhorados. Dessa maneira, a produtividade aumenta entre as equipes, que podem trabalhar juntas, afinal isso pode ser previsto já no momento de avaliar cada ação a ser tomada.

O trabalho pode ser flexibilizado. Assim, os ajustes são mais fáceis de serem realizados, a fim de satisfazer todas as necessidades do empreendimento.

Organização dos recursos

Os gestores, ao planejar as ações do departamento de TI, podem ter uma visão muito organizada do gerenciamento do negócio, com todas as atribuições em fácil alcance.

Dessa forma, a Tecnologia da Informação está diretamente envolvida com todos os departamentos da empresa, gerando bons resultados. Cada objetivo, por menor que seja, tem a sua importância e faz parte das metas gerais da companhia.

Incentivo à proatividade

Ações de planejamento estratégico de TI permitem que a gestão da empresa enxergue seu futuro. Assim, é possível prever oportunidades, necessidades e eventuais problemas.

E não é apenas isso. A tomada de decisões não se dá apenas com base em suposições. Tudo é feito levando em consideração informações concretas e claras e, dessa maneira, as chances de que as alternativas corretas sejam escolhidas são bem maiores.

Como consequência, os resultados são conquistados em tempo hábil, gerando crescimento do negócio.

Maior segurança da informação

Um aspecto muito importante e que requer um certo cuidado por parte da gestão da empresa é a segurança da informação. Esse controle precisa ser feito de forma minuciosa, independentemente da solução adotada.

As informações armazenadas em cloud computing, por exemplo, não podem ficar a mercê de invasores virtuais. Por outro lado, os dados contidos nas ferramentas tradicionais devem estar apenas disponíveis para quem realmente precisa deles.

Além disso, um bom planejamento estratégico em TI deve também assegurar a reciclagem da metodologia desse aparato de segurança.

Otimização de custos

O controle de todos os gastos da empresa é uma consequência direta do planejamento de estratégia em TI. Também se pode ter em mãos um comparativo entre os investimentos realizados em um determinado período com as metas definidas anteriormente pelo gestor e/ou sua equipe.

A automatização dos processos, nesse sistema, é viável. Com isso, a necessidade de investimentos é apontada com antecedência, com a integração entre departamentos e soluções, monitoramento de cada ação e procura de soluções para eventuais contratempos.

Como começar o planejamento

planejamento estratégico em ti 2
Trabalhar em equipes sempre traz melhores resultados

Para quem nunca passou por essa experiência, pode ser desafiador fazer o primeiro planejamento estratégico em TI. Essa experiência, a princípio, pode levar mais tempo para que se tenha os resultados desejados. Mas é possível e pode ser muito bem realizada.

É preciso, antes de mais nada, ter os critérios gerais – essa tarefa faz o processo ser um pouco mais lento. Se a empresa já contar com um departamento de TI ativo, isso será mais fácil, pois informações de anos anteriores podem ser pesquisadas.

Distribuir tarefas de forma adequada também é importante para se fazer um bom planejamento. Com isso, pode-se criar grupos responsáveis por determinadas tarefas, sem deixar, naturalmente, que as equipes trabalhem de forma integrada.

Envolver todos os colaboradores nesse processo, independentemente do cargo, também conta pontos. O comprometimento aumenta e todos os problemas podem ser solucionados, pois, de uma forma geral, todas as áreas serão contempladas.

Não se pode esquecer também de adotar uma metodologia, para que todos trabalhem em harmonia. Para que isso funcione melhor, é fundamental ter reuniões periódicas. Ainda que não durem muito tempo, esses momentos são de ajuste e pode solucionar dúvidas e reparar alguns erros eventualmente cometidos.

A Azaz pode ser uma importante aliada nesse processo através de suas soluções, como a plataforma proativa ou cloud computing. Seu planejamento estratégico em TI pode ganhar em eficácia e resultados.

Tenha mais dicas sobre o assunto através dos outros textos do blog e do novo conteúdo, postado regularmente. Entre em contato para solucionar dúvidas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *